Economia & Negócios

Intenção de consumo das famílias volta a recuar em fevereiro, diz CNC

economia


19/02/2014

 A intenção de consumo das famílias no país em fevereiro recuou 0,9% em relação a janeiro e caiu 4,2% na comparação com fevereiro de 2013, informou nesta quarta-feira (19) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa mensal Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da entidade havia registrado em janeiro retração de 3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

“O aumento sazonal dos gastos no início do ano, a manutenção de um elevado nível de endividamento e a maior dificuldade de aquisição de crédito mantivveram a intenção de consumo em um ritmo inferior ao do ano passado”, explicou, em nota, o economista da CNC Bruno Fernandes.

O recuo na intenção de consumo na comparação mensal foi puxado principalmente pela queda da confiança das famílias com renda até dez salários mínimos (-1,1%), informa a pesquisa da CNC. Já as famílias com renda acima dez salários mínimos apresentaram crescimento na intenção de consumo (0,1%). Analisando as condições atuais e as perspectivas futuras da economia doméstica, a previsão da Divisão Econômica da CNC é que o volume de vendas do varejo registre crescimento ao torno de 5% em 2014. Em janeiro, a previsão da CNC era de crescimento de 6%.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.