Economia & Negócios

Classe média brasileira é o 18º maior ‘país’ do mundo em consumo

economia


18/02/2014



 Se a classe média brasileira formasse um país, seria o 12º do mundo em população e a 18ª nação do mundo em consumo, podendo pertencer ao G20, aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pela Serasa Experian e pelo Instituto Data Popular.

A classe C, como também é conhecida, gastou mais de R$ 1,17 trilhão em 2013 e movimentou 58% do crédito no Brasil, segundo o estudo.

A pesquisa “Faces da Classe Média” mostra que esse segmento do país era composto por 108 milhões de pessoas em 2013 (54% da população), com previsão de chegar a 125 milhões em 2023. Ou seja, 58% da população.

A pesquisa dividiu a classe média em quatro grandes grupos: promissores (19%), batalhadores (39%), experientes (26%) e empreendedores (16%).

A pesquisa mostra que a classe C está mais concentrada na região Sudeste do Brasil, com 43%, seguida de Nordeste (26%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (8%).

O levantamento fez também uma projeção dos gastos desta “nação” de consumidores em 2014. Segundo a pesquisa, nos próximos 12 meses, a classe média pretende consumir 8,5 milhões de viagens nacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de geladeira, 4,5 milhões de tabletes, 3,9 milhões de smartphones, 3,2 milhões de viagens internacionais, 3 milhões de carros e 2,5 milhões de casas ou apartamentos.

A parceria da Serasa e do Data Popular visa colher dados para entender os diferentes perfis e comportamentos dessa numerosa parcela da população. “Entender as várias faces deste público é fundamental para que as empresas e o poder público desenvolvam estratégias mais eficientes de marketing e comunicação”, disse Renato Meirelles, presidente do Data Popular.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.