Eventos

Governo abre inscrições para 600 vagas em cursos de arte

Cursos


13/02/2014



Expressar emoções, ideias, histórias e culturas através das mais variadas formas de arte são alguns dos objetivos proporcionados pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Centro Estadual de Arte (Cearte) que disponibiliza, neste primeiro semestre, cerca de 600 vagas para cursos nas áreas de música, dança, teatro e artes visuais.

A coordenadora da unidade, Laura Moreno, destacou o aumento da responsabilidade na melhoria do ensino da arte após o decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), de 7 de setembro de 2013, que prevê a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), qualificação profissional e cursos técnicos pelo Cearte. “Temos professores qualificados e sempre buscamos planejar todas as atividades para que, posteriormente, tenhamos um saldo positivo na oferta de vagas, capacitação e qualidade nos cursos”, enfatizou.

Novos cursos – As aulas são para 28 cursos regulares que serão ministradas nos três turnos e começam logo após o período carnavalesco, no dia 6 de março. Além dos 20 regulares, o Cearte abriu neste ano oito novos cursos reivindicados por alunos e professores que se destacaram em formatos de oficinas ofertadas no período de férias. São eles: Figurino, Teatro para Crianças, Dança Teatro, Criação Coreográfica em Dança Contemporânea, Xilogravura – Uma releitura da impressão gráfica, Papel Artesanal, Foto Lata e Introdução à História das Artes Plásticas/Visuais na Paraíba.

Entre os cursos mais procurados está o de Figurino, que será ministrado pela professora Tainá Macedo, com uma carga horária de 68 horas. Destinado a jovens e adultos interessados em pesquisar, criar e produzir figurinos, o curso destaca o cenário cênico para a composição das personagens. O aluno ainda aprenderá o tratamento de materiais adequados e o desenvolvimento de um projeto de figurino para determinada linguagem artística.

Praticar fotografia artesanalmente implica experimentar as etapas cruciais para produzir uma imagem do tipo à maneira antiga, lambe-lambe. Por isso, o Cearte vai oferecer o curso Foto Lata. Alternando entre teoria e prática, no curso será possível realizar a confecção da câmera fotográfica artesanal, a captura da imagem pelo método pin-hole e a ainda a revelação das fotografias.

Os interessados podem ainda se inscrever para os cursos de Jogos Cênicos, Ballet, Danças (Contemporânea, Clássica, Ventre, Salão e Urbanas – Street Dance), Violão (Popular e Clássico), Canto (Lírico e Popular), Técnica Vocal, Teclado, Guitarra, Harmonia e Improvisação, Teoria Musical, Contrabaixo Acústico, Desenho Artístico, Desenho, Cerâmica, Fotografia, Pintura acrílica sobre tela e Desenho e Pintura.

Capacitação docente – Até esta sexta-feira (14), o Cearte realiza a II Semana de Formação Continuada de Professores que nesta edição “O Ensino da Arte” como tema. Nos dias 10 e 11, os professores Ana Laurenti, Lúcia Serpa e Pablo Honorato apresentaram, respectivamente as mesas-redondas “Arte como Ação Social”, “Arte como Linguagem” e “Direito de Acesso ao Ensino da Arte”. No último dia do evento, haverá, às 14h, a reunião geral de planejamento de 2014 destinada aos 43 professores do quadro.

“Queremos aprofundar o ensino da arte na Paraíba, promover as leis e todas as conquistas para que a sociedade possa começar a discutir políticas públicas voltadas para esta área”, enfocou a coordenadora do Cearte.

Serviço – As inscrições estão abertas e os interessados devem procurar o Centro Estadual de Arte, instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36, no Centro da Capital. Alunos da rede estadual de ensino pagam um valor semestral de R$ 30 e o público em geral, R$ 80. Para informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3214-2923 ou 3214-3412.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //