Paraíba

Começam testes com aparelho limitador de decibéis em João Pessoa

joão pessoa


04/02/2014

 Estão sendo utilizados, em caráter experimental, aparelhos bloqueadores de som em carros e estabelecimentos de João Pessoa. A ação é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), e os aparelhos serão instalados, primeiramente, em dois veículos que promovem eventos itinerantes e em dois estabelecimentos que receberam denúncias de poluição sonora. Seus proprietários assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a utilizar o bloqueador.

O equipamento funciona como um limitador de decibéis, cortando o som quando o limite estabelecido é excedido. Ele ainda conta com as informações do proprietário do aparelho sonoro e um lacre que garante sua inviolabilidade. Após o período de testes, a tecnologia pode se tornar obrigatória.

Poluição sonora

De janeiro a novembro de 2013 a Semam recebeu 2.945 denúncias de poluição sonora em João Pessoa. As áreas com maior número de registros são Mangabeira e os bairros da orla pessoense, seguidos por Valentina, Rangel e Funcionários.

Para denunciar casos de poluição sonora, ligue 3218-9208 ou 0800 281 9208. O setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente atende de domingo a domingo, das 7h às 22h. Na ausência da Semam as denúncias de poluição sonora deverão ser encaminhadas à Polícia Militar por tratar-se de perturbação do sossego público, de acordo com o Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.