Paraíba

Aracilba diz que reajuste cumpre as determinações do Governo Federal

dentro da lei


28/01/2014

 Um dia depois do governador Ricardo Coutinho anunciar o percentual do reajuste dos servidores estaduais, a secretaria de Finanças, Aracilba Rocha, afirmou que o Estado respeitou as determinações do Governo Federal, e no caso do magistério o reajuste foi maior do que o piso nacional. As informações foram dadas durante entrevista para a Rádio CBN.

Aracilba revelou que o reajuste foi dado para mais de 105 mil servidores, sendo que aqueles que recebem um salário mínimo, 40% dos servidores, foram beneficiados com um aumento de 6,78%. Essa porcentagem é para o cumprimento da determinação Federal que proíbe os Estados e Municípios terem funcionários que recebam menos do que o salário mínimo. “Esse reajuste irá resultar em um aumento nos gastos do Estado no valor de R$ 2, 547 milhões por mês. Estamos cumprindo o que manda o Governo Federal, mas sabemos que Estados do Sul do país não estão seguindo esta determinação”, disse a secretária.

No caso da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Agentes Penitenciários (20% dos servidores) o reajuste de 10%. Para a secretária, “esse valor significa uma recuperação significativa no salário”.

Quando foi questionada sobre o aumento dado para o magistério, a secretária de Finanças enfatizou o piso nacional teve um reajuste de 8,32%, porém, o Estado da Paraíba concedeu para os professores, um aumento de 13,57%, que segue uma tabela especial. “O Estado atendeu além do piso nacional, e a categoria da educação reconhece o trabalho de valorização feito pelo Governo. O país precisa reconhecer que as mudanças só ocorrerão através da educação, e o reconhecimento do trabalho do professor faz parte disso”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.