Paraíba

JP: Semob coloca parada de ônibus em canteiro central

Paraíba


12/01/2014

 Uma alteração na parada de ônibus pretende facilitar o tráfego dos ônibus do transporte público de João Pessoa. Na última semana, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) implantou a parada de ônibus no canteiro centro da Avenida Almirante Barroso, próximo ao cruzamento da Avenida Maximiano Figueiredo, no Centro. O objetivo da mudança é resolver o problema dos ônibus que precisavam sair desta via para entrar na Maximiniano Figueiredo, em direção a Epitácio Pessoa.

A Semob explicou que havia conflito entre os veículos que trafegavam pela faixa esquerda na Avenida Almirante Barroso e cruzavam a Maximiano Figueiredo, com os ônibus que vinham da faixa direita, onde estava o ponto de parada na calçada, e faziam a conversão à esquerda para entrar na Maximiano Figueiredo, seguindo para a Avenida Epitácio Pessoa.

Com o ponto de parada no canteiro central da via, os ônibus irão trafegar na faixa esquerda parando ao lado da plataforma para o embarque e desembarque de passageiros com mais segurança. Por já estarem do lado esquerdo da via, a conversão, também à esquerda, no cruzamento da Almirante Barroso com a Maximiano Figueiredo não implicará risco de acidentes dos ônibus com os outros veículos que trafegam no local.

Mais espaço e conforto

Outro benefício que a nova parada trará para os usuários do transporte coletivo é o aumento da capacidade e mais conforto. O ponto que havia antes era estreito por causa da pouca largura da calçada, o que dificultava até a instalação de um abrigo. No canteiro central o espaço é bem maior, possibilitando a instalação da coberta e aumentando a capacidade de usuários que podem esperar o ônibus com mais segurança e protegidos do sol e da chuva.

Para o diretor de planejamento da Semob, Adalberto Araújo, foi uma solução simples e barata. “Encontramos uma solução para o problema com baixo investimento de recursos públicos e que irá resolver tanto o conflito de circulação no local quanto o de desconforto dos usuários que esperavam o ônibus na antiga parada”, disse.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.