Paraíba

Políticos e religiosos discutem problemas no programa do Leite de Cabra na PB e


10/12/2013

Atendendo convite do bispo Dom José Luiz Ferreira Sales, o deputado Carlos Batinga (PSC), juntamente com seis prefeitos da região do Cariri, entre eles os das cidades de Amparo, Prata, Gurjão, São Sebastião do umbuzeiro, Coxixola e Congo; participou de reunião, nesta segunda-feira (09), em Pesqueira (PE), para discutir ações visando salvar o programa do leite de cabra que está em crise nos dois estados.

A reunião foi realizada no Auditório do Seminário São José e contou também com a presença de produtores de leite de cabra do Cariri Paraibano, de Pernambuco, associações, sindicatos rurais, cooperativas, secretários de agricultura, padres, do bispo Dom José Luiz e de mais seguimentos da sociedade Civil.

Batinga destaca que, apesar de ser o melhor e mais eficiente em desenvolvimento sustentável já implantado na zona rural do semiárido nordestino, o programa enfrenta situação complicada, necessitando de ações urgentes dos governos Estadual e Federal para salvá-lo.

Na oportunidade, foi descuida as limitações impostas pelo Governo Federal ao Programa do Leite de Cabra e elaborado um documento que será entregue ao (MDS) Ministério do Desenvolvimento. Segundo o deputado, entre as deliberações do encontro está o “encaminhamento de proposta aos governos dos estados (PB e PE) e ao governo federal para aumentar o teto de fornecimento diário por produtor dos atuais 13 litros para no mínimo 50 litros”.

“Também ficou decidido que iremos tentar mobilizar as bancadas federais e estaduais e até possibilidade de protestos fechando rodovias pelos pequenos produtores, com apoio da Igreja, dos agentes políticos locais e regionais”, completou.

O Governo Federal disponibiliza 73 milhões por ano para o programa do leite da Paraíba e problemas de gestão estão comprometendo a continuidade. O leite é todo distribuído com famílias carentes principalmente do Cariri, bem como com os produtores.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.