Paraíba

PB: Praias ganham placas sobre a balneabilidade da água

paraíba


06/12/2013

 Os banhistas e turistas que transitam pela praia do Cabo Branco, em João Pessoa, terão como saber sobre a balneabilidade da água naquela localidade. Na manhã desta sexta-feira, 6, a Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) iniciou a instalação de placas indicativas.

Durante a ação foram distribuídas sacolas retornáveis com slogan “Antes de entrar no mar, verifique se a praia está própria!”, para incentivar os banhistas a verificar, através do site da Sudema (www.sudema.pb.gov.br) e das placas indicativas, se a praia está própria para o banho e atividades esportivas aquáticas. As sacolas também têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter as praias limpas.

A medida atende à orientação da 2a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital, que promoveu em maio deste ano uma audiência com o órgão para discutir o assunto.

Outras placas serão instaladas, prioritariamente, nas praias urbanas da capital: Bessa 1 e 2, Tambaú, Manaíra, Praia do Sol, Seixas, Penha e Gramame, ainda neste verão. Segundo o diretor técnico da Sudema, Ieure Rolim, a medida será estendida às demais praias do litoral paraibano até o final de 2014, sendo que as ações serão iniciadas primeiramente nas praias de Intermares, Poço, Camboinha, Formosa, todas em Cabedelo e depois, nas praias do Litoral Sul.

As placas indicativas foram confeccionadas em português e inglês e em duas cores: vermelha para indicar que a praia está imprópria para o banho e atividades esportivas aquáticas e verde, indicando que ela é apropriada. A abrangência equivale a 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do local onde a placa foi instalada.

De acordo com o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, o objetivo da promotoria é garantir ao cidadão paraibano e aos turistas o direito ao acesso à informação sobre a qualidade das águas das praias. “A solução conciliada e harmônica entre a Sudema e a 2a Promotoria do Meio Ambiente e do Patrimônio Social, como forma de resolução do inquérito civil público, deveria ser observada e repetida pelos demais órgãos dos poderes públicos, uma vez que essa modalidade de resolução consolida a imediatidade e o respeito aos direitos do cidadão e ao cumprimento das normas legais vigentes”, disse.

Segundo informações da superintendente da Sudema, Laura Farias, são 43 placas indicativas com nova programação visual que facilita a interpretação para os banhistas. Além disso, serão instalados em quatro pontos da orla totens com mapeamento explicativo onde são realizados o monitoramento das águas. Os totens serão fixados no final da Avenida Epitácio Pessoa, no final da Avenida Ruy Carneiro e na Calçadinha do Bessa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.