Música

Cellista paraibano Raiff Dantas lança CD com obras de Bach em festival

Festival


06/12/2013

As suítes de Bach, peças mais famosas já escritas para violoncelo, poderão ser ouvidas num concerto com o cellista paraibano Raiff Dantas Barreto, nesta sexta (6), às 18h, na Igreja da Misericórdia. Três das seis suítes compostas pelo alemão clássico estão num CD que vai ser lançado pelo músico na ocasião. A entrada é gratuita.

O concerto segue pelo sexto dia do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Raiff começou seus estudos de violoncelo com Nelson Campos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Posteriormente, foi aluno de Enrico Contini, no Conservatório Arrigo Boito, em Parma, na Itália. Toca com o pianista Alvaro Siviero (em breve lançarão o CD “Brahms & Franck – Sonatas”), no Quarta D (com o qual gravou o “Quartour pour la fin du temps”, de Olivier Messiaen), e com a soprano Rose de Souza.

Sua trajetória como solista o levou à frente de diversas orquestras, como a Municipal de São Paulo, a Nacional (Niterói), a Sinfônica da Paraíba, Sinfônica de Minas Gerais, Camerata de Curitiba, Camerata Fukuda, Sinfônica da Bahia, Orquestra do Norte (Portugal), entre outras. Entre os maestros com os quais trabalhou estão Eleazar de Carvalho, Leon Spierer, Ira Levin, Flávio Florence, Mateus Araújo, Marcelo Ramos, Lygia Amadio, Celso Antunes e Jesus Medina.

Em 1999 fez a estreia brasileira no concerto nº2 para violoncelo e orquestra, de Dmitri Shostakovich, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, onde, desde 2001, é o seu primeiro violoncelo. Tocou com Pablo de Leon, na Sinfonia Concertante para violino e cello, de Miklos Rosza. Em 2009, embarcou em sua primeira turnê pelos EUA, tocando com a Cayuga Chamber Orchestra (em Nova York), sob a regência de Lanfranco Marcelletti, e em Thibodaux (Louisiana), com a pianista Luciana Soares, o violinista James Alexander e o violoncelista Dennis Parker. Ministrou masterclasses também na LSU-Louisiana State University e na Massachusetts University.

Sua discografia inclui dois CDs pelo selo YB, “Duo Quanta” (2001) e “Quarteto Camargo Guarnieri” (2003), e mais dois trabalhos: “José Guerra Vicente” e “Francisco Mignone-Valsas”, gravados em 2009.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //