Paraíba

Pe Márcio fala da importância do Encontro de Adolescentes com Cristo para a igre

5 anos de EAC


28/11/2013

A Catedral de Campina Grande celebrou esta semana os cinco anos do Encontro de Adolescentes com Cristo – EAC. A comemoração ocorreu durante Missa celebrada pelo Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese. Durante a celebração, Padre Márcio destacou a importância do encontro para a igreja, para os adolescentes e para as famílias dos adolescentes.

Ele disse que, para a igreja, “o encontro oferece um espaço para os que saem da Catequese, enquanto não alcançam a idade da Crisma”. Ele lembrou que o EAC surgiu “através de uma inspiração Divina, quando jovens da paróquia, junto com o Pe Isaías, prepararam este encontro, baseado no ECC e no EJC”.

Segundo ele, o EAC é “um encontro bonito, de acolhimento, entrosamento, recreação e muita oração, visando um acompanhamento posterior”. Embora exista um certo sigilo no EAC, a exemplo dos outros encontros da Igreja Católica, Pe Márcio lembrou que ele “tem muita coisa própria da idade adolescente, mas o bom é que tem uma catequese, um acompanhamento posterior, com encontros a cada 15 dias”.

Ainda segundo Pe Márcio, com o EAC os adolescentes ficam mais ligados à igreja. “A cada ano temos um grupo grande, procurando um engajamento. Eles se sentem atraídos pelo momento dos três dias do encontro. Ma não é só isso. A igreja quer um pouco mais, conquistando esses adolescentes para um acompanhamento mais de perto, que os levará a um seguimento a Jesus, ligando-os à igreja com uma personalidade cristã”.

Ele disse que os encontros, sejam de catequese, EAC ou até mesmo uma preparação para, lá na frente, receber o sacramento da Crisma, “fixam as pessoas no caminho de Jesus” e que o EAC “deixa muita coisa boa nos corações dos adolescentes”. Pe Márcio afirmou que o EAC também deixa marcas nos corações das famílias dos adolescentes, “porque mexe com os corações de todos os familiares” e que “não adianta catequizar só o adolescente. É preciso tocar um pouco também o coração de quem vive com ele”.

Ao final da celebração os coordenadores, jovens e alguns familiares que passaram pelo EAC nestes cinco anos foram chamados ao altar, onde receberam uma bênção, através de uma oração especial. Foi um momento de muita emoção.

A celebração foi transmitida na íntegra, em tempo real, através do site da Catedral e do Blog da Pastoral da Comunicação – Pascom. Esta foi a primeira vez que uma Missa da Catedral foi transmitida, em áudio e vídeo, através do site e do blog. A Pascom, responsável pela transmissão, disse que todos os sábados haverá transmissão da Missa da Catedral. Os endereços para acessar a transmissão da Missa são: www.catedralcg.org.br (Catedral) e www.pascomcatedralcg.blogspot.com.br (Pascom).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.