Eventos

Alagoa Grande recebe Festival de Sons e Sabores do Brejo

Alagoa Grande


24/10/2013



A cidade de Alagoa Grande recebe, nesta sexta-feira (25), o Festival dos Sons e Sabores do Brejo. O evento, que começou na semana passada em Bananeiras, está divulgando as atividades culturais de municípios da região, assim como apresentando as delícias gastronômicas que o turista pode encontrar nas cidades. Durante todo o final de semana, serão oferecidas oficinas, apresentações artísticas, feiras gastronômica e de artesanato e sarau poético.

 

A abertura do Festival em Alagoa Grande será às 19h, na Praça do Coreto, com as apresentações do grupo Folclórico Filhos do Rei, Voz e Violão com artistas locais e Feira Gastronômica. Em seguida, às 21h, tem início "Massas e Poesias", no Restaurante Banguê (Engenho Volúpia). No sábado, as atividades recomeçam às 9h, com o Forró de Engenho com Trio Pé de Serra (Restaurante Banguê) e Oficina de Drinks com Cachaça e Festival de Pandeiro (Engenho Volúpia). Pela manhã haverá ainda visita ao Espaço de Gastronomia da Feira do Mercado Municipal e à Feira Gastronômica na Praça do Coreto.

 

À tarde, é a vez das oficinas "Pandeiro", no Memorial Jackson do Pandeiro, e "Coxinha e Pastel", no Colégio Nossa Senhora do Rosário. Já à noite, haverá apresentação do Grupo Folclórico Filhos do Rei (no Coreto) e do Grupo de Chorinho Pau das Cordas. A partir das 20h haverá apresentação dos músicos Jefferson Pereira e Banda (no Coreto), Robério Chaves e George Gois. A noite será encerrada com o Sarau "Amores de Vinícius", com a Frente Trovadora. No domingo, às 6h, será realizada a trilha ecológica no Engenho Gregório. A partir das 8h, tem início a Feira de Gastronomia e a Feira de Artesanato na Praça do Coreto.

 

O Festival Sons e Sabores do Brejo é uma parceria do Sebrae Paraíba, Empresa Paraíba de Turismo (PBTur), Fórum de Turismo do Brejo paraibano e prefeituras municipais. Além de Bananeiras e Alagoa Grande, o evento também será realizado em mais seis municípios: Areia, Guarabira, Solânea, Serraria, Remígio e Pilões.

 

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, cada cidade terá uma programação específica, que valoriza os “sons e sabores” da localidade. “O Festival faz parte de uma estratégia ousada de criar um calendário de eventos anual para o Brejo paraibano, atraindo visitantes, valorizando a gastronomia, beneficiando toda a cadeira produtiva do turismo e a economia local”, disse Regina.

 

Durante os eventos, serão promovidos atividades culturais, criação de pratos nas empresas de alimentação fora do lar, oficinas de arte, sons, de gastronomia e shows regionais. “Os festivais gastronômicos são excelentes ferramentas para incrementar a atividade turística de uma localidade, pois contribuem para a divulgação do destino turístico e da cultura local. Esperamos que a região do Brejo, de forma integrada, gere um fluxo turístico que valorize a cultura local”, disse a gestora.

 

Para Fernanda Melo, presidente do Fórum de Turismo do Brejo, a proposta do evento é transformar viagens em experiências significativas. “Queremos levar os visitantes a experimentar sensações diferentes, vendo, sentindo, provando e aprendendo a gastronomia e a música de várias formas e estilo”.

Calendário – Após Alagoa Grande, a próxima parada do Festival “Sons e Sabores do Brejo” é Areia (08 a 10 de novembro). Depois, a programação segue em Guarabira (15 a 17 de novembro), Solânea (22 a 24 de novembro), Serraria (29 de novembro a 01 de dezembro), Remígio (06 a 08 de dezembro) e em Pilões (13 a 15 de dezembro).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.