Economia & Negócios

Brasil tem um novo negócio a cada 5 minutos

economia


17/10/2013



A cada cinco minutos, uma nova empresa nasce no Brasil. Os dados foram divulgados esta semana pelo Empresômetro , um novo mapeamento em tempo real do cenário empresarial no País, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

O coordenador de estudos da entidade, Gilberto Luiz do Amaral, diz que o estudo pretende orientar políticas públicas e estratégias de negócios. Até agora, o termômetro registra pouco mais de 16 milhões de companhias ativas, um salto de quase 10% em relação a 2012, quando 14,6 milhões de estabelecimentos operavam em território nacional.

Do total, 45,19% atuam na área de serviços. Já 41,79% operam no comércio, ao passo que 7,17% pertencem à indústria e 4,24%, ao agronegócio. O setor varejista de roupas e acessórios predomina em quantidade de empresas, com 1,02 milhão – representando 6,39% entre todas as atividades econômicas.

Pessoas que trabalham por conta própria, incluindo MEIs (microempreendedores individuais) representam 50,4% das empresas abertas no País, enquanto sociedades empresariais abocanham 34,8% da fatia. O perfil familiar das companhias brasileiras é forte: apenas 7% de todas as empresas possuem sócios sem grau de parentesco, apontou o estudo.

A idade média das empresas brasileiras é de 8,8 anos. Há 3,9 milhões de corporações com tempo de vida entre 10 e 19 anos – a faixa etária mais numerosa. Com menos de um ano de existência, há 1,4 milhão de companhias. Menos de 2% possuem mais de 40 anos, enquanto há somente 190 centenárias.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.