Paraíba

Para especialista, gestão de planejamento é essencial ao desenvolvimento da cida


30/09/2013

"Nenhum plano diretor funcionará se as prefeituras não estruturarem suas áreas de planejamento", advertiu o especialista em mobilidade urbana Carlos Batinga, durante palestra proferida durante mesa redonda promovida pelo Fórum Permanente Bayeux Universitária, no Fórum local sob o tema "A importância do planejamento para a cidade que queremos".

Batinga, que também é deputado estadual, destacou a importância se estruturar uma gestão de planejamento para a cidade, com vistas a assegurar recursos federais que se encontram à disposição para investimentos em áreas, por exemplo, como saneamento e habitação, que não são liberados, pela falta de projetos. "Em contrapartida, gestores priorizam projetos de poder e não de governo", lamentou.

Ao tratar da mobilidade urbana, ele lembrou que os problemas de acessibilidade do usuário, sobretudo aqueles portadores de deficiência, começam pelas calçadas intransitáveis e meio-fio inadequado às rampas dos transportes coletivos adaptados a essa finalidade. "De que adianta falarmos em binário, viaduto e abrigos de ônibus se a própria mobilidade pedestre se mostra com prometida" ? questionou, ao finalizar defendendo que o governo federal estruture, equipe e terceirize os serviços prestados pela companhia de trens urbanos.

Terminal de integração

Já o secretário de planejamento da prefeitura de Bayeux, Eduardo Cunha, anunciou que o comitê de desenvolvimento urbano municipal será reativado, junto a outras ações voltadas à saúde e educação, contidas no plano plurianual enviado à Câmara Municipal, a exemplo de um Terminal de Integração.

A vereadora Celia Domiciano, representante do Legislativo Mirim, repudiou o fato de os planos decenal e plurianual de governos estadual e municipal serem elaborados sem uma discussão prévia com a sociedade, no que foi acompanhada pelos colegas parlamentares Ory Sales e Lucília Freitas. "Em Bayeux, isso resultou em um binário sem rampas de acessibilidade a deficientes e curvas inadequadas a veículos pesados", afirmou.

Ao se pronunciar o vice-prefeito Francisco Macedo reconheceu a necessidade de se planejar a cidade através de projetos, que por mais difíceis que sejam, contarão com o apoio da população, sobretudo aquela excluída de ações sociais e estruturantes e lamentou a imposição de políticas públicas pelo governo federal sem conhecimento das necessidades de cada município.

Semana universitária

Por fim, o ativista social e vice-presidente do FPBU, Leonardo Micena declarou que essas mesas-redondas terão continuidade, dentro da proposta suprapartidária de discutir o futuro da cidade, tendo nesse desafio a principal bandeira de luta do movimento. Coube ao empresário e cidadão bayeuxense Mário Tourinho fazer o discurso de encerramento, historiando sua participação na concepção do grupo há 40 anos, com vistas ao desenvolvimento da cidade e não apenas ao seu crescimento.

Na ocasião, ele confirmou estudos bastante adiantados, no sentido de o Fórum realizar em Bayeux, entre os próximos dias 9 a 13 de dezembro, a 1ª Semana Universitária, em locais descentralizados, com a participação de reitores de universidades, dentre outras autoridades, como forma de conclamar os acadêmicos a serem mais participativos na busca do desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural do município em que vivem.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.