Paraíba

Audiência debate a violência contra a mulher na Paraíba

violência


24/09/2013



Segundo dados do Datasus, a Paraíba é o quinto estado do Nordeste que apresenta o maior número de mulheres vítimas de violência. Para debater o assunto, o Conselho Estadual de Direitos Humanos vai promover, nesta quarta-feira, 25, uma audiência pública para discutir a violência contra a mulher. O evento será realizado às 14h, no auditório da sede do Ministério Público da Paraíba, em João Pessoa.

Somente em 2011, 372 mulheres na faixa etária a partir dos 15 anos de idade morreram por causas externas no estado. Em relação a 2009, houve um incremento no número de casos de 26,5%. O aumento supera, inclusive, a média nacional (que foi de 12%). Nesse mesmo período, o número de homens que morreram por causas externas aumentou 12% na Paraíba e 5% no Brasil.

Segundo o promotor de Justiça Marinho Mendes, que representa o Ministério Público estadual no Conselho Estadual dos Direitos Humanos, os dados são preocupantes e por isso o assunto será debatido em audiência pública. “A audiência tem como temas as políticas públicas e sociais de proteção à mulher vítima de violência, os projetos de governo e de segurança pública de proteção à mulher. Também serão discutidas propostas de enfrentamento ao problema e serão feitos encaminhamentos”, disse.

O evento está sob a coordenação do promotor Marinho Mendes e dos conselheiros estaduais de Direitos Humanos, Laura Berquó (que representa a Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB) e Renan Palmeira (que representa o Movimento do Espírito Lilás, MEL).

A audiência é aberta ao público e contará com a presença de autoridades da segurança pública das esferas federal, estadual e municipal, de representantes da Assembleia Legislativa, de movimentos sociais e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.