Paraíba

Semana da Pessoa com Deficiência reúne diversos eventos em João Pessoa


18/09/2013



João Pessoa recebe, a partir desta terça-feira (17), a Semana da Pessoa com Deficiência. Organizada pelo Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência, a Semana tem como objetivo obter visibilidade e discutir com a sociedade os direitos dessa parcela da população.

Na terça e quarta-feira (17 e 18) ocorre, das 13 às 19h, a Semana de Inclusão no IFPB, visando estimular a aceitação da pessoa com deficiência no âmbito acadêmico. A Asdef e entidades como Asas, ACSocial, Centro Helena Holanda e AMA estão presentes com standa para esclarecer às 6 mil pessoas que frequentam o campus diariamente sobre o trabalho que realizam através da distribuição de panfletos e outras atividades.

Ainda na quarta-feira (18), às 18h30, a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) lança, no auditório do IESP , localizado no bloco D, do curso de Direito, o Movimento Avape Pela Ação (MAPA), rede de relacionamento online que permite cadastrar e localizar pessoas com algum tipo de deficiência. A cerimônia conta com representantes de diversas entidades, entre elas a Asdef e a Avape, e da comunidade acadêmica.

Na quinta-feira (19), às 15h, será realizada na Câmara Municipal uma sessão especial voltada para os direitos do segmento. A sessão foi proposta pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PT do B), a partir de sugestão do Instituto dos Cegos.

Outra atividade realizada durante a semana é uma caminhada para atrair a atenção da sociedade para a causa. Com concentração no anel interno da Lagoa, a caminhada ocorre na sexta-feira (20) a partir das 13h. Todos são convidados a participar do movimento, que será encerrado no final da tarde, com show da Banda Acredite, formada apenas por pessoas com deficiência.

Finalizando a semana de atividades, ocorre na praia de Cabo Branco, na sexta-feira (21), das 8 às 12h, o projeto Acesso Cidadão, que permite que a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida tenha acesso a atividades recreativas no mar através de instrumentos adaptados. Desde dezembro de 2012, cerca de 300 pessoas já foram atendidas.

Todas as atividades são abertas ao público, que está convidado a participar, dialogar e apoiar a causa da pessoa com deficiência, que corresponde a 27,8% da população do Estado, conforme o último Censo do IBGE.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.