Paraíba

Mestre budista faz palestras em João Pessoa neste final de semana


17/09/2013

O mestre budista Lama Padma Samten, do Budismo Tibetano, fará palestra em João Pessoa sobre o Treinamento da Mente como caminho para a felicidade, neste sábado (21), às 19h, No Hotel Xênius, no bairro Cabo Branco. As atividades do Lama Padma Samten integram uma série de atividades no Nordeste do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). No domingo (22), o Lama oferece um mini curso sobre Ensinamentos sobre o Sutra do Coração, das 15 às 18h.

Na sábado, o Lama abordará a meditação silenciosa, que segundo a tradição budista, possibilita o reconhecimento das coisas tais como elas são. A prática pode ser entendida como um treinamento através do qual as pessoas podem desenvolver uma poderosa intimidade com o mundo interno, passando a lidar com sabedoria e lucidez diante dos problemas e dificuldades da vida. A felicidade, na perspectiva budista, pode ser entendida como a manutenção dessa visão, mesmo em meio às adversidades.

Já no domingo, ele abordará o Sutra do Coração – um importante texto budista exposto de forma concisa e direta sobre a visão da Perfeição da Sabedoria. A conhecida sentença “forma é vazio, vazio é forma”, está contida segundo o budismo, nesse sutra que permite entender a vacuidade e luminosidade de todos os fenômenos. A partir dessa visão, é possível reconhecer o surgimento do mundo externo como inseparável do mundo externo.

O Lama também visitará o Rio Grande do Norte e Pernambuco durante o mês de setembro. No município de Timbaúba, zona da mata de Pernambuco, o Lama mantém um templo budista CEBB Darmata, com local para retiros fechados e aberto de meditação e práticas dos ensinamentos.

Sobre o Lama Padma Samten

O Lama Padma Samten tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento. Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB).

Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor.

Em Viamão (RS), onde reside, está situada a sede do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), entidade que dirige. Seu trabalho está voltado à orientação das atividades de seus alunos, através do estudo, da prática de meditação, de retiros e, sobretudo, através do auxílio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz.

Os livros publicados pelo Lama Samten – A Jóia dos Desejos,Meditando a Vida, O Lama e o Economista, Relações & Conflitos,Mandala do Lótus e A Roda da Vida – são referências de estudo para alunos e representam uma oportunidade aos leitores, conectados ou não ao budismo, de acesso a este conhecimento de vinte e seis séculos. Nestes textos encontram-se apresentações dos ensinamentos do Buda e orientações práticas para gerarmos maior estabilidade frente às circunstâncias e dificuldades de nossas vidas.

Sua experiência permite uma abordagem em que o budismo manifesta-se como auxílio precioso nas circunstâncias desafiadoras do presente, apresentado de uma forma bem prática. Quando profere palestras a empresários e executivos desejosos de uma mensagem de paz, o Lama mostra como os ensinamentos de Buda podem ser aplicados em atividades econômicas e no mercado de trabalho. No entanto, suas explanações parecem fundamentadas mais no bom senso do que propriamente na religião.como caminho para que desenvolvam boas relações no ambiente onde vivem.

Informações:
Gina Dantas: 9122 0918
Janaína Araújo: 99255455
Ravic Rolim: 9982 3743



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.