Política

Ruy Leitão lembra que Ricardo embargou obra do Estado quando foi prefeito de JP

Via Jaguaribe


17/09/2013

O coordenador de Obras do PAC da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Ruy Leitão, concedeu entrevista ao portal WSCOM no final da tarde desta terça-feira (17) e falou sobre a polêmica criada em torno do embargo, por parte da PMJP, a obra da Perimetral Sul, avenida que o Governo do Estado pretende construir para ligar a BR-101 a PB-008, se tornando numa alternativa para desafogar o trânsito de Recife (PE) para João Pessoa (PB).

Segundo Ruy, a prefeitura não tem nenhum objetivo de obstacular a obra, pelo contrário, já tem projeto anterior ao do Estado para realizá-la. Ele também acusa o governador Ricardo Coutinho (PSB) e querer atrapalhar o projeto.

Com relação aos comentários de que esta é a primeira vez que a prefeitura embarga uma obra do Estado, Ruy disse que a verdade precisa ser esclarecida, pois o próprio governador Ricardo Coutinho (PSB), em 2010, quando era prefeito de João Pessoa, embargou as obras da Via Jaguaribe, que o então governador José Maranhão (PMDB), pretendia realizar para interligar as avenidas Beira Rio e Ruy Carneiro, passando pela avenida Epitácio Pessoa.

“A bem da verdade, alguns pontos precisam ser esclarecidos neste caso. Primeiro, esta história de que é a primeira vez que a prefeitura embarga uma obra do Estado não é verdade. Ele [Ricardo] embargou a via Jaguaribe em 2010”, afirmou Ruy.

Ruy também estranhou o fato do governador Ricardo Coutinho saber que a prefeitura já tem um projeto para construir a avenida e agora quere realizar a mesma obra. Segundo Ruy, na polêmica reunião do dia 07 de agosto, quando a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, convidou as equipes da prefeitura e do Estado para apresentar projetos de Mobilidade Urbana para a Capital e para a Paraíba, a prefeitura apresentou 16 projetos, entre eles o da Avenida ligando a PB-008 a BR-101, e o Governo do Estado nenhum.

“Na reunião a equipe do Estado não apresentou um projeto sequer e nós apresentamos 16, sendo um deles o desta avenida. Então, não entendo por que mesmo ele [Ricardo]estando presente na reunião, vendo nosso projeto para captar recursos do Governo Federal para realizar a obra, querer fazer a mesma coisa . Só posso concluir que o objetivo dele é atrapalhar, pois só mudou o nome da avenida”, disse.

Ruy leitão disse também que o DER apresentou uma licença da Sudema para executar da obra da Perimetral Sul, mas afirma que o órgão não tem competência para conceder este tipo de liberação. “Na área do município só quem pode conceder licença para uso do solo é a prefeitura”, explicou.

“A obra pode até ser feita, desde que respeite os tramites legais. Mas, pelo visto o governador quer atropelar todos os procedimentos legais”, acrescentou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.