Política

Batinga diz que Estado precisa dar contrapartida nas obras da Transposição


27/08/2013



O deputado Carlos Batinga (PSC) cobrou, nesta terça-feira (27), contrapartida do Governo do Estado para as obras do projeto de transposição de águas do rio São Francisco. Segundo ele, após a assinatura da ordem de serviço, ocorrida ontem em Monteiro, para início das obras da meta 3 leste, cujo trecho está situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE), e o reservatório Poções, em Monteiro (PB), as obras realmente serão executadas e o andamento só será prejudicado pela falta de ações do governo do Estado. 

“Agora a obra realmente vai andar, pois a assinatura da ordem de serviço de ontem foi para o projeto executivo. Inclusive, coma a presença da empresa que vai realizar os trabalhos. As fases anteriores teve projetos bases, com muitas alterações e prazos e custos. Agora não, as obras já estão na bacia do Rio Paraíba”, afirmou. 

No entanto, Batinga destaca que é preciso que o Governo do Estado faça a sua parte, a exemplo de projetos de saneamento nos municípios que serão atendidos pelas águas da transposição. “Os projetos estão prontos desde 2010 e o Estado só da ordem de serviço em alguns municípios. A parte estadual está muito atrasa, apesar dos recursos do Governo Federal estarem sendo disponibilizados”, afirmou. 

O deputado disse também que o Estado ainda não organizou Comitês de Bacias para saber com será utilizada as águas da obra e os custos dos projetos. “Enfim, os projetos de desenvolvimento sustentável da região com a utilização das águas não estão sendo discutidos, por isso afirmo que a partir de agora qualquer problema no cronograma da obra será culpa única e exclusivamente do Governo do Estado”, ratificou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.