Paraíba

José Aldemir divulga carta em homenagem aos 150 anos de Cajazeiras


22/08/2013



À MINHA QUERIDA CAJAZEIRAS
SALVE 22 DE AGOSTO!

Ao jubiloso e memorativo ensejo de mais um aniversário do Município de Cajazeiras, entre os sonhos e lembranças indeléveis de minha infância e juventude e o ardente desejo de sempre reviver o cenário maior de minha vida, onde aprendi as primeiras letras, conquistei sinceros amigos, muito moço, decidi transformar meras esperanças em concretas realidades, quero expressar, com a voz do coração, à sua gente amiga e irmã, o meu profundo e pulsante sentimento de regozijo pelo celebrado transcurso desta data.

Por esta profissão, renovo assim e peço a Deus a benção, por muitos anos à frente, de compartilhar com meus conterrâneos, tão grato evento, renovando, assim, o credo de fidelidade e devoção à incomparável saga e iluminada história de nossa cidade e do seu lendário fundador, o sábio Padre Rolim, que hoje ilustra, com as mais importantes referencias, os compêndios da história da Paraíba.

Foi no exemplo dos cajazeirenses, do passado e do presente, dos seus patriarcas, veneráveis políticos e chefes de família, mas, sobretudo, de seu povo, com a expressão do homem simples, autônomo, resistente e bravo, construtores de uma lenda, onde bebi a seiva de mártires e heróis, necessária a encorajar a luta sem cujo combate não teria a Paraíba tão importante exemplo de fé, civilização e cultura.

Um passado de ensinamentos e conquistas, onde refulge o vulto do seu emérito fundador, sacerdote de grande conhecimento secular, verdadeira pureza clerical e notável interesse pelo bem coletivo, um paradigma, afinal, para todas as gerações. Todos sabem, principalmente, que o extraordinário padre-mestre, patrono da aniversariante bicentenária – não custa repetir, em prestígio de nossa justificada glória e inalienável orgulho, despojando-se de seus próprios bens familiares, na propriedade herdada dos pais, fundou com aldeões contemporâneos locais, sob sua liderança carismática, o burgo do longínquo século XVII, que teria o sagrado e imortal destino de educar várias e várias gerações e entrar na história como “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”.

Símbolo humano imperecível de nossa terra, visionário de um progresso realizável e semeador de um futuro glorificante, o Padre Rolim criou o emblema da metrópole sertaneja, sob a repercussão da transmissão cadente do saber e do fecundo aprendizado no Colégio Diocesano, mas também, se o almejasse, poderia tê-lo imaginado sob a inspiração de suas verdes e majestosas colinas e o inefável brilho do seu arrebol, desenhado pelo pincel do Criador, com as mais belas cores da natureza.

Parabéns minha queria Cajazeiras! Parabéns berço de nosso orgulho e de nossa paraibanidade! Que esta honra e herança legada por sua predestinação, permaneça viva e eterna, como benção divina na sua mais viva generosidade!

Jose Aldemir Meireles de Almeida

Deputado Estadual

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.