Paraíba

Comemoração do Dia do Soldado na Guarnição Militar de João Pessoa

Programação


21/08/2013

Para celebrar o Dia do Soldado, 25 de Agosto, serão realizadas diversas atividades na Guarnição Militar de João Pessoa (PB). A data marca os 210 anos do nascimento do Duque de Caxias (25 de Agosto de 1803), patrono do Exército Brasileiro.

No dia 23 de Agosto, às 10h, haverá uma solenidade militar no Quartel do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado na Avenida Cruz das Armas, 281, Cruz das Armas, João Pessoa, PB. Participarão da solenidade militares integrantes do 1o Grupamento de Engenharia, do 16o Regimento de Cavalaria Mecanizado, do 15o Batalhão de Infantaria Motorizado, da 23a Circunscrição do Serviço Militar e do Hospital de Guarnição de João Pessoa. Na ocasião será lida a Ordem do Dia do Comandante do Exército e será realizada a entrega de condecorações a militares e civis.

Sábado, 24 de Agosto, às 7h, será realizada a Corrida Duque de Caxias. O percurso de 4 km terá largada e chegada no Busto de Tamandaré, passando pela orla do Cabo Branco.

No domingo, 25 de Agosto, às 17h, a Banda de Música Militar da Guarnição se apresentará no auditório da Estação Cabo Branco. O repertório do concerto será eclético, abrangendo músicas nacionais e estrangeiras.

Além disso, ao longo da semana ocorrerão visitas de escolas aos quartéis de João Pessoa e Bayeux e palestras abordando o serviço militar, a missão do Exército, as características da profissão militar e as formas de ingresso na Instituição.

A programação da Semana do Soldado ocorre anualmente nos quartéis de todo o Brasil. O evento é uma justa homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, herói que lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata. Tão importantes quanto à eficácia de suas ações militares, foram a firmeza com que enfrentou os desafios e a generosidade dispensada aos adversários vencidos nos campos de batalha, atributos que o levaram a ser escolhido como patrono do Exército Brasileiro e cognominado "O Pacificador".



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.