Policial

Secretaria cria mais um projeto de ressocialização que beneficia detentos

Nos presídios


21/08/2013



{arquivo}A Secretaria de Administração Peniteciária está criando mais um projeto para beneficiar detentos da Paraíba. É o Projovem Urbano (PJU) edição 2013, que vai funcionar nas unidades prisionais de João Pessoa e Campina Grande, simultaneamente.

Na tarde de segunda-feira, 19, o Wallber Virgolino se reuniu com a Gerente de Ressocialização da Secretaria de administração penitenciária e uma equipe da Secretaria estadual de Educação para traçar às diretrizes técnico-pedagógicas para implementação do Projovem Urbano (PJU). Na Paraíba, estão sendo disponibilizadas 150 vagas, sendo 90 para João Pessoa e 60 para Campina Grande. O inicio das aulas está previsto para o dia 4 de setembro.

Essa é mais uma ação de ressocialização através da educação dentro do sistema prisional paraibano. Para o secretário Wallber Virgolino, a educação tem poder transformador e é sem dúvida, um dos instrumentos mais importantes para que as pessoas que hoje cumprem pena possam voltar à sociedade com outra forma de ver o mundo, e consequentemente, novas condutas.

Já estão sendo realizadas pré-matrículas no Complexo Penitenciário do Serrotão, em Campina Grande; na Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão, na Penitenciária Desembargador Silvio Porto e Penitenciária de Regime Especial Desenbargador Francisco Espínola, em João Pessoa.

Estão aptos para realizar a inscrição, pessoas que estejam em cumprimento de pena privativa de liberdade, em regime fechado, com idade entre 18 a 29 anos, ser portador de RG e CPF, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental.

A Gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, explicou. “Caso o jovem quando entrou em reclusão vinha participando do programa de ensino, este dará continuidade ao que já estava fazendo, sabendo que, deverá entregar cinco trabalhos até a finalização do curso”.

O Projovem Urbano destina-se a atender a parcela dos jovens brasileiros que tem a necessidade de retomar a sua trajetória escolar, prosseguir seus estudos formais e preparar-se para uma inserção social e profissional mais qualificada na sociedade. O programa adota uma proposta curricular inovadora com base em conceitos que combinam as dimensões do ensino fundamental, com a qualificação profissional e a participação cidadã. Busca a formação integral do jovem com base na sua própria experiência de vida, vocacionando seu protagonismo para a apropriação de novos conhecimentos.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.