Paraíba

Ação da Prefeitura atende moradores de rua

saúde


31/07/2013



Os moradores de rua de João Pessoa serão atendidos por profissionais da Seção de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação, que acontece nesta quarta-feira, 31, faz alusão ao Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais, ocorrido no último domingo, 28. Por meio do Programa Fique Sabendo para Hepatites B e C, outras atividades acontecerão nos dias 6 e 13 de agosto.

De acordo com Tatiana Pinangé, o objetivo da mobilização é conscientizar a população sobre a importância da realização de exames para diagnosticar as hepatites. “Queremos que a população conheça a sua sorologia, pois as hepatites são doenças silenciosas. O sucesso do tratamento está diretamente ligado à precocidade do diagnóstico”, disse ela.

O Fique Sabendo para Hepatites B e C estará no Ponto de Cem Réis no dia 15, juntamente com a equipe de Saúde do Homem, também da SMS. No dia 24, será realizada uma palestra sobre as hepatites virais para as turmas de profissionais da beleza do Senac, com o infectologista Antônio Resende (os participantes também farão os testes rápidos).

Já no dia 26, a ação será no Mercado Central. Outra ação acontecerá no dia 31, voltada para as pessoas em situação de rua, em parceria com o Consultório na Rua, outro programa da SMS. Encerrando as atividades, a Seção DST/Aids capacitará 100 trabalhadores do SUS em testes rápidos para hepatites B e C, nos dias 6 e 13 de agosto (esses mesmos profissionais já foram capacitados para realizar testes de HIV e sífilis nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Atenção Integral à Saúde).

100 testes – O Fique Sabendo para Hepatites B e C começou no último sábado (6), nas comemorações pelos 15 anos da Comunidade Antônio Mariz. Na ocasião, a Seção de DST/Aids realizou 100 testes rápidos para hepatites Virais B e C fez uma sensibilização entre profissionais de beleza que estavam na atividade. “Daremos início à descentralização dos testes rápidos para hepatites B e C, assim como já fazemos com os testes para HIV e sífilis. Fomos apontados pelo Ministério da Saúde como a experiência mais exitosa do país”, ressaltou Tatiana Pinangé.

Dados epidemiológicos:

Notificações de hepatite viral tipo C:
Em 2013* – 16 casos
Em 2012 – 58 casos

Notificações de hepatite viral tipo B:
Em 2013* – 98 casos
Em 2012 – 802 casos

* Casos notificados até 30 de junho deste ano estão sujeitos a alterações
Fonte: Sinan/SMS/JP
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //