Saúde

AMB fará censo do médico brasileiro

saúde


10/07/2013



A Associação Médica do Brasil (AMB) lançou nesta quarta-feira em São Paulo pesquisa nacional com médicos do país. A ideia é traçar um perfil da história, estrutura e motivações dos profissionais. O questionário, que tem cerca de 50 perguntas, será recolhido até o dia 30 de agosto e está sendo auditado pela Ernst & Young.

O intuito da associação é dar maior base científica aos dados sobre os médicos no Brasil. De acordo com o presidente da AMB, Florentino Cardoso, nenhuma instituição do país hoje – seja governo ou entidade de classe – possui todas as informações sobre os cerca de 400 mil médicos brasileiros.

"Queremos fazer um estudo complexo e completo. Pegamos os mailings de todas as entidades, todas as afiliadas. A pesquisa será feita através de um questionário enviado pela internet", afirma. A ideia da entidade é enviar as perguntas ao máximo de profissionais possível, sem um número definido em princípio. O resultado deve sair até o fim deste ano.

O levantamento procura entender algumas questões, como o que leva um médico a se fixar em uma cidade, o que ele prioriza na hora de escolher um trabalho e a migração ao longo da carreira.

Perguntado do porquê de a pesquisa ser realizada agora, em um momento no qual o governo lançou um pacote com mudanças no setor, como a extensão da graduação do curso de medicina de seis para oito anos, Cardoso disse que "antes tarde do que nunca". "Poderia ter sido feito antes? Sim, mas vemos que cada vez mais os dados sobre o setor são manipulados", diz.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //