Paraíba

Motoristas e cobradores promovem passeata para reivindicar melhorias salariais

melhores salários


03/07/2013



A classe de trabalhadores de transporte coletivo da Capital irá promover manifestação, na tarde desta quarta-feira (3), no Centro de João Pessoa, com o objetivo de reivindicar melhorias salariais para a categoria. A ação envolverá motoristas, cobradores e fiscais que trabalham nos ônibus urbanos. O evento promete contar também com a participação de membros do sindicato dos caminhoneiros e do Movimento Passe Livre. A concentração será a partir das 14h, no Parque Solon de Lucena.

Em passeata, eles sairão pelas ruas do Centro em direção à sede da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), ao lado do Pavilhão do Chá. De acordo Mailson Dantas, um dos líderes do movimento, será uma ação pacífica e sem cunho político. “Longe disso, não vamos protestar contra o prefeito [Luciano Cartaxo] ou contra o governador [Ricardo Coutinho]. Vamos reivindicar melhorias salariais, pois, a categoria dos motoristas e cobradores nunca teve um salário bom, digno. Nunca puderam ver o seu trabalho evoluir”, disse.

Ainda de acordo com Mailson, o sindicato ofereceu uma proposta de 9% de aumento salarial, mas, a categoria reivindica 14%. Além disso, solicita aumento da gratificação para operar veículos articulados; diminuição da jornada de trabalho 45 para 40 horas semanais; plano de saúde; unificação do valor do Vale Transporte para motoristas e cobradores; entre outros.

Para se ter uma ideia, um motorista de ônibus coletivo em João Pessoa recebe mensalmente o equivalente a RS 1.660,00, incluído o vales alimentação e transporte. Já cobrador ganha em torno de um salário mínimo (R$ 678,00) e o fiscal R$ 900,00.

A passeata promete mobilizar grande parte dos motoristas e cobradores. A organização do movimento não soube precisar a quantidade de participantes e se o movimento causará a paralisação do transporte coletivo na Capital, na tarde desta quarta-feira.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.