Internacional

Autoridades americanas confirmam 24 mortes em Oklahoma

Balanço


21/05/2013

 As autoridades norte-americanas revisaram o balanço de vítimas após a passagem de um potente tornado pela região de Oklahoma (sul dos EUA) e confirmaram 24 mortes. Um balanço provisório divulgado mais cedo falava em 91 mortos.

Amy Elliott, diretora do serviço forense de Oklahoma, disse à AFP que o necrotério recebeu 24 corpos e que muitos já foram identificados.

O balanço elevado foi divulgado poucas horas depois da passagem devastadora do tornado na segunda-feira (20).

O vice-governador de Oklahoma, Todd Lamb, havia dito, em entrevista à CNN, que haviam sido confirmadas 51 mortes. Ele havia acrescentado, também, que o número de vítimas poderia aumentar.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou ontem à noite uma área de desastre em Oklahoma City, e o Estado de Oklahoma mobilizou contingentes de sua Guarda Nacional rumo às áreas afetadas.

"Estamos fazendo tudo o que podemos para encontrar os feridos e desaparecidos", declarou ontem à noite a governadora de Oklahoma, Mary Fallin. "Necessitamos de muitas orações nesta noite", acrescentou a governadora.

As autoridades afirmaram que muitas pessoas seguem desaparecidas e as equipes de resgate continuam buscando vítimas entre os escombros, em particular no subúrbio de Moore, onde ocorreram os maiores danos.

Pelo menos sete crianças que morreram eram alunas da escola elementar Plaza Towers, em Moore, que ficou reduzida a escombros, e onde foram encontrados alguns menores com vida, apesar da busca continuar perante o temor de que muitos sigam soterrados.

Outra escola elementar, a de Briarwood, em Moore, também ficou destruída pelo tornado, segundo as autoridades.

O tornado de mais de 3 km de diâmetro em apenas 40 minutos assolou uma extensão de 32 km entre as povoações de Newcastle e Moore.

O Centro de Prognóstico de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, por sua sigla em inglês) assinalou que se tratou de um tornado de categoria EF4, a segunda máxima, com ventos de até 320 km/h.

O Serviço Meteorológico Nacional advertiu nesta madrugada que fortes tempestades atingirão o sudoeste de Oklahoma, e que avançam rumo ao nordeste com uma velocidade de cerca de 50 km/h e cujos ventos poderão alcançar 130 km/h, segundo o boletim emitido às 7h45 (Brasília).

O gigantesco tornado atingiu Oklahoma City apenas horas depois que outros tornados sacudiram o Estado e tiraram a vida de pelo menos duas pessoas, além de deixar quase 30 feridos e cerca de 300 casas destruídas.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.