Paraíba

Prefeitura de Areia realiza festa de emancipação política


09/05/2013

Apesar da maioria das administrações dos municípios paraibanos terem decido ‘apertar o cinto’ devido à queda drástica no repasse do Fundo de Participação dos Municípios, a prefeitura municipal de Areia, localizada no brejo paraibano, segue em clima de comemoração, com direito a festa para o povão e bandas no meio da rua praticamente pelo menos uma vez a cada mês.

Só este ano, o município, que é administrado pelo prefeito de primeiro mandato, Paulo Gomes (PRB), já se prepara para sediar o seu quinto evento público, sendo três deles financiados pela prefeitura e os outros dois supostamente por ‘amigos’ e pelo ‘deputado Tião Gomes’, irmão do prefeito.

O primeiro ‘presente’ da nova gestão para a cidade começou exatamente no primeiro dia do ano, com a festa da posse. O prefeito e o vice André Perazzo (PPS) presentearam os moradores com um ‘show da virada’, com direito a três bandas tocando no meio da rua. Na ocasião, as atrações contratadas foram às bandas Styllus, Forró Atrevido e Forró Ciclone.

Segundo informação da gestão, essa festa foi paga com o dinheiro de ‘amigos’ que presentearam o prefeito e o vice-eleitod com essa comemoração.

O segundo ‘presente’ para a cidade foi o patrocínio da Festa de São Sebastião, no distrito de Matalimpa, que ocorreu no dia 20 de janeiro deste ano e que foi abertamente divulgada pela gestão municipal.

Conforme release enviado pela própria gestão, esse evento só foi possível ‘graças’ à iniciativa da Secretaria de Turismo e Eventos de Areia, que possibilitou a contratação de seis bandas, todas elas ‘pratas da casa’, além de uma estrutura organizada para acomodar não só os moradores da localidade, como também toda a população que prestigiou a festividade.

Para esse evento, foram contratadas as bandas: Forró Ciclone, Daniel Dantas, Josy de Matalimpa, do Forro Bom De Mais, Flavinho do Forrozão Talibã e ainda Camisetas do Forró.

O terceiro evento no município aconteceu no mês de fevereiro, com o resgate do ‘carnaval tradição’. A prefeitura, novamente com a iniciativa da Secretaria de Turismo e Eventos, proporcionou quatro dias de festas para o povão.
De acordo com o prefeito Paulo Gomes, o evento não contou com atrações de grande porte ou bandas ‘do momento’.

Mesmo com esse cuidado, de não contratar atrações caras, a prefeitura teve que desembolsar dinheiro para contratação de orquestras e para arcar com a estrutura física e logística da festa, que envolveu aparelhagem de som, banheiros químicos, entre outros.

O quarto evento na cidade foi realizado no mês de abril de 2013 e foi idealizado com o objetivo de receber o governador Ricardo Coutinho (PSB) que, na ocasião, assinou em palanque montado em praça pública a ordem de serviço para a construção da barragem Saulo Maia. Na ocasião, quatro bandas animaram a festa, entre elas Saia Justa e Vicente Nery.

Conforme apurado pela reportagem, esse evento teria sido financiado pelo deputado Tião Gomes (PSL), irmão do prefeito Paulo Gomes (PRB), como um presente para a cidade, no entanto, foi constatado através de postagens no facebook da Secretaria de Turismo da cidade, informações sobre o andamento das contratações das atrações. (VER PRINT SCREEN ABAIXO).

Apesar de a festa para o povo ter tido um suposto financiamento ‘particular’, a contratação das atrações teriam sido todas mediadas pelo vice-prefeito, André Perazzo, com o apoio da Secretaria de Turismo.

Ainda conforme boatos, a gestão, caso contestada, teria como álibi a comemoração dos 100 anos da morte do artista areiense, José Américo de Almeida para justificar a despesa.

Nesse caso, resta esperar o portal da transparência publicar as movimentações e verificar se nas notas fiscais da pasta de Eventos constará o pagamento das referidas atrações.

Agora, menos de um mês depois da festa concedida pelo irmão do prefeito, a cidade de Areia novamente será palco de um novo evento.

Dessa vez a gestão irá comemorar a emancipação política da cidade e já anuncia nas redes sociais e nos meios de comunicação seis atrações que a administração contratou para abrilhantar a festa, entre elas: forró Jeito Nordestino, Saia Justa, Forró Estouro na sexta-feira (17/05) e Rejane Ribeiro, Pipoca (que é funcionário da Secretaria de Turismo e Eventos), Josy de Ouro e Banda, os Nonatos, Cicinho Lima e Forró Federal no sábado (18/05).

Enquanto os demais municípios lamentam a redução dos recursos, a prefeitura de Areia dribla as dificuldades e realiza shows nessa nova administração.

{arquivo}

FPM EM BAIXA

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o FPM segue uma tendência de queda, como a percebida no último decêndio de março. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) prevê que o mês de abril tenha um crescimento de 19% quando comparado ao mês de março. Para o mês de maio, a previsão é ainda maior: crescimento de 34% em relação a abril. A CNM destaca que não é positivo confiar nas previsões.

Segundo a CNM, até este primeiro decêndio de abril, o acumulado do Fundo de Participação dos Municípios neste ano é de R$ 25,1 bilhões. O valor é 2,3% maior em comparação ao acumulado no mesmo período do ano passado. No Brasil, o total de repasse foi de R$ 2.116.966.662,02.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //