Saúde

Parceiro do Hemocentro: Torcida Fiel do Corinthians vai realizar mais uma campa

Corinthians


12/04/2013

A Torcida Fiel do Corinthians em João Pessoa realiza neste sábado (13) mais uma campanha para doação de sangue no Hemocentro da Paraíba. Esta será a 11ª edição do evento que acontece simultaneamente em todo o Brasil. A torcida tem quase 60 associados, que no dia da campanha vão se reunir a partir das 9h na sede do Hemocentro.

De acordo com o coordenador de eventos da Torcida Fiel Corinthiana em João Pessoa, Daniel Alves, a mobilização para a campanha já começou com o convite aos sócios na própria sede da agremiação no Bairro de Tambauzinho e por meio das redes sociais. Ele explicou que a cada edição da campanha, que acontece duas vezes ao ano, o objetivo é sempre aumentar o número de doadores. Denominada de “Sangue Corinthiano”, a campanha pretende mobilizar não só os torcedores do Corinthians como também de outros times. “Esta é mais uma ação de solidariedade humana e só quem sabe o valor de uma bolsa de sangue é quem já precisou dela”, disse.

Para Daniel, não importa se o torcedor é de arquibancada, de torcida organizada ou acompanha o Timão só pelo rádio ou TV. “O importante é fazermos nossa parte na sociedade, doar um pouco do sangue corinthiano que corre em nossas veias. Vamos doar sangue, salvar vidas e mostrar ao Brasil o poder de nossa torcida”, enfatizou.

Para a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, parcerias com estas são de grande importância para a sensibilização do ato de doar sangue. “São atletas que decidiram por esse gesto nobre e esperamos que outras agremiações possam se engajar nessa luta para que o nosso estoque de sangue aumente e possa sempre atender a demanda”, disse.

Fortalecendo o estoque – Sandra Sobreira explicou que a rede de hemonúcleos está contribuindo para fortalecer o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro, em João Pessoa. A rede tem unidades em Princesa Isabel, Picuí, Itaporanga, Piancó, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro, Catolé do Rocha, além do Hemocentro de Campina Grande.

Segundo a diretora, o ato de doar sangue é, antes de tudo, um gesto de amor ao próximo. Cada vez que uma pessoa doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador e a sua recuperação é imediata. Os tipos sanguíneos mais procurados são: A+ e O+, enquanto que o tipo mais difícil de obter é o AB-, pois apenas 0,3% da população possuem esta tipagem.
“É um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando nós ou algum parente está precisando dele”, disse Sandra Sobreira.

Condições para ser doador de sangue
– Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)
– Pesar acima de 50 quilos.
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas
– Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //