Educação

UFPB: Mestrado em Jornalismo abre vagas para alunos especiais

Alunos especiais


02/04/2013



 O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) Mestrado Profissional UFPB divulgou, nesta segunda-feira (1), as normas para o ingresso de alunos especiais para o período 2013.1. São 10 vagas para as disciplinas optativas “A Construção da Notícia Jornalística” e “Jornalismo digital” – cinco vagas em cada uma matérias. Os interessadas até a próxima quinta-feira (4) para se inscrever na Secretaria do PPJ, nos turnos da manhã e da tarde.

No caso de ocorrerem mais inscrições do que o número de vagas ofertadas, serão considerados, para seleção, pontuação do currículo Lattes e nota do CRE. O PPJ destina sua oferta de vagas a graduados em Jornalismo e em outras áreas cujos cursos tenham sido realizados em instituições reconhecidas pelo MEC e que tenham estudos e/ou atuação convergente com o campo do Jornalismo.

Os documentos exigidos são: Justificativa, de no máximo duas páginas; Histórico Escolar; Currículo modelo Lattes; e Ficha de Inscrição, a ser preenchida na Secretaria do PPJ. Para o preenchimento da ficha de inscrição, portar documentos pessoais: identidade, CPF, diploma de curso de graduação.

Informações pelo telefone (83)3216.7864.

Sobre as disciplinas:

A Construção da Notícia Jornalística
Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória:Não
Carga Horária: 45 Creditos:3
Ementa: Os critérios de noticiabilidade e a construção da notícia. Gêneros noticiosos e as narrativas jornalísticas. Notícia e reportagem nos contextos regionais/locais. Jornalismo de proximidade e as possibilidades de leitura e transformação da realidade regional brasileira. O global/nacional/regional/local e os fatos jornalísticos: interfaces necessárias. Identidades culturais e vocações econômicas regionais/locais como valores para a construção da informação jornalística.

Jornalismo Digital
Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória:Não
Carga Horária: 45 Creditos:3
Ementa: Investiga o processo da produção jornalística mediado pela convergência midiática. Práticas jornalísticas online e constituição de novos espaços de apuração, redação e circulação de conteúdos jornalísticos. Novos atores dos processos jornalísticos: jornalismo cidadão, jornalismo colaborativo, jornalismo em redes sociais, entre outros. Mobilidade e jornalismo: Práticas jornalísticas com celulares. Fomenta a análise de produtos jornalísticos digitais, assim como a experimentação e a confecção de práticas e produtos que promovam sinergia entre jornalismo e tecnologias digitais.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.