Internacional

Israel se desculpa por morte de turcos em 2010

ORIENTE MÉDIO


22/03/2013

 O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, pediu desculpas nesta sexta-feira (22) à Turquia pelos erros que podem ter levado à morte de nove ativistas turcos durante uma incursão militar israelense em um barco fora da Faixa de Gaza em 2010.

Netanyahu conversou com seu homólogo turco Tayyip Erdogan no início do dia, em um telefonema arranjado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante sua visita a Israel, numa tentativa de restaurar os laços gravemente prejudicada entre os dois aliados de Washington.

— O primeiro-ministro Netanyahu expressou um pedido de desculpas ao povo turco por qualquer erro que pode ter levado à perda de vidas, e concordaram em concluir o acordo de compensação.

O pedido de desculpas foi aceito pelo primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, em nome do povo turco. Os dois primeiros-ministros concordaram em restabelecer as relações entre os dois países, seriamente abaladas desde o incidente, e negociarão a conclusão de um acordo para o pagamento de indenização às famílias das vítimas.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.