Internacional

Especialista brasileiro em Arbitragem Internacional lança livro em Hong Kong

RECONHECIMENTO


16/03/2013



Ainda repercute no meio jurídico internacional, o lançamento esta sexta-feira, 15, na cidade de Hong Kong, do livro " The Danubia Files : award writing lessons from the Vis Moot" – Os arquivos Danubia: lições concessão da escrita do Moot Vis "-, coordenado pelo advogado paraibano Napoleão Casado Filho e pelos Profs. Claudio Finkelstein e Louise Barrington tratando de tema ligado à Arbitragem Internacional, ambiência onde o professor brasileiro tem conquistado respeito internacional.

 

De acordo com especialistas,  livro é o resultado de um trabalho de colaboração entre alguns dos maiores árbitros do Direito Arbitral Internacional, tendo o advogado figurado como Coordenador e Autor da obra. O livro , publicado pela Outskirts Press, traz lições sobre como redigir um laudo arbitral em uma arbitragem internacional, além de exemplos de sentenças arbitrais, escritos pelos autores, com base em casos simulados da competição anual entre faculdades de Direito chamada de Vis Moot.

 

Segundo Napoleão, a arbitragem internacional é a forma mais comum de solução de litígios entre empresas multinacionais, pois estas evitam o Judiciário em virtude de sua morosidade e de não confiarem na máquina estatal do país da parte contrária. “ É muito difícil, por exemplo, que um empresário brasileiro acreditar que um juiz chinês vai julgar com imparcialidade um processo envolvendo uma empresa chinesa. Da mesma forma, o empresário chinês não confia na imparcialidade do juiz brasileiro para julgar este mesmo caso. Neste ambiente de desconfiança recíproca, surge a arbitragem internacional.”

 

O livro contou ainda com a autoria de outro advogado paraibano, o Prof. Jonathan Vita. Além deles, colaboraram com o livro autores de diversos países, como Geoffrey Beresford Hartwell (Inglaterra), Pierre A. Karrer (Suíça), Margaret Moses (EUA), Hew R. Dundas (Escócia), David Branson (Hong Kong), Janet Walker (Canadá), Jeffrey Waincymer (Australia), Jingzhou Tao (China), Christopher Lau (Cingapura), Jane Willems (França), Ingeborg Schwenzer (Alemanha), Lisa Spagnolo (Australia), Annemarie Grosshans (Alemanha), Leandro Tripodi (Brasil), Martin Hunter (Inglaterra), Nikolaus Pitkowitz (Austria), Neil Kaplan (Hong Kong) e Romesh Weeramantry (Hong Kong).

 

O lançamento ocorreu na sede da Hong Kong International Arbitration Centre, seguido de um coquete oferecido pela Câmara de Comércio Internacional no The China Club, em Hong Kong. Nos próximos dias, o livro será lançado também em Viena, Áustria.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.