Internacional

Chávez ‘segue batalhando pela vida’, diz vice-presidente da Venezuela


02/03/2013

 Doze dias depois da volta do presidente da Venezuela ao país, o vice Nicolás Maduro disse que Hugo Chávez "segue batalhando por sua vida e que espera a força de Deus". A declaração foi dada na noite de quinta-feira (28), durante a prestação de contas da gestão do governo em 2012 à Assembleia Nacional.

Maduro não deu mais detalhes sobre o estado de saúde de Chávez e lembrou que "ele se entregou de corpo e alma" pelos mais pobres. O comentário foi feito mais cedo, durante entrega de moradias em Caracas. Dirigindo-se ao público que acompanhava a cerimônia, Maduro disse que Chávez adoeceu por sua dedicação ao povo venezuelano.

"Sabem por que o comandante Chávez descuidou de sua saúde e teve que lutar por ela, quase dois anos, no comando da pátria? Porque se entregou de corpo e alma e se esqueceu de suas obrigações consigo", afirmou o vice-presidente no evento.

Chávez permanece internado em um hospital militar em Caracas, depois de ter ficado dois meses hospitalizado em Cuba e de ter sido submetido à quarta cirurgia em cerca de um ano e meio .

Em resposta à oposição, que pede "provas de vida" de Chávez, Maduro endureceu o tom, dizendo que "os traidores jamais vão acreditar em nada que se diga ao povo sobre a saúde de Chávez".

Os opositores de Chávez reivindicaram que o governo ofereça informações específicas sobre a condição de Chávez e criticaram uma decisão de parlamentares em janeiro de prorrogar indefinidamente a cerimônia de posse para um novo mandato de seis anos.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.