Paraíba

Senador avalia dados do MS sobre casos de dengue na Paraíba

Dengue


27/02/2013

 Nesta quarta-feira, 27, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) fez um balanço do divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) que revelou crescimento de 113,93% dos casos de notificação de dengue na Paraíba entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do MS, foram 244 notificações em 2012, contra 522 no mesmo período de 2013. Os casos de óbito por dengue foram registrados em três municípios paraibanos. Em João Pessoa, estão em investigação a morte de dois pacientes, ambos estavam internados no Hospital Edson Ramalho. As demais mortes foram em Arara (1) e Salgado de São Félix (1).

Para Vital tal crescimento no número de casos, o levou a procurar o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que destinou R$ 3,3 milhões para o estado da Paraíba investir na qualificação das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypiti.

“Trata-se de assunto da maior gravidade, um dos maiores problemas de saúde pública, uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo, ao longo das últimas décadas, e que continua a trazer muita preocupação a todos nós que temos responsabilidade social e política”, disse o senador.

Ainda citando o documento, Vital do Rêgo apontou o crescimento elevado de óbitos registrados nos últimos dois anos na Paraíba. Disse que o número de mortes subiu de 08 em 2011 para 12 em 2012 – um aumento de 50% e três casos registrados só no inicio deste ano.

O senador afirmou que o ministro Alexandre Padilha esteve recentemente em João Pessoa com o objetivo de dinamizar ações preventivas. Mas o parlamentar, que também é médico, ressalvou que se mantém preocupado com a situação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.