Internacional

Justiça não aceita pedido de fiança, e Oscar Pistorius segue na prisão

Pretória


15/02/2013



{arquivo}A Justiça de Pretória não aceitou, na manhã desta sexta-feira, o pedido de fiança feito pelo advogado de Oscar Pistorius. Com isso, a estrela paralímpica, que estava sob custódia da polícia e passou a última noite na prisão, segue atrás das grades pelo menos até terça-feira, quando uma nova sessão deve acontecer no tribunal após a defesa analisar as provas das investigações pela morte da modelo Reeva Steenkamp em liberdade e apresentar um novo pedido de fiança. A decisão foi do juiz Desmond Nair, que considerou aceitável a alegação da promotoria para que fosse mantida a prisão preventiva e destacou o fato de que o atleta está sendo acusado de "assassinato premeditado". Oscar Pistorius vai ser mantido na delegacia de Brooklyn até terça-feira.

Durante a sessão, Oscar Pistorius chorou por vários momentos. Ele estava vestido de terno e ficou a maior parte do tempo com a cabeça baixa na primeira fileira do tribunal. O momento mais tenso foi quando a promotoria o chamou de "assassino" e falou que o crime foi premeditado. O atleta chorou bastante e precisou ser consolado pelo seu pai, que colocou a mão em suas costas. A arma do crime – uma pistola 9mm registrado em nome do atleta – foi apresentada no tribunal.

Foi uma sessão tumultuada, com muitos jornalistas e autoridades no local. O pai, o irmão e a irmã de Oscar Pistorius acompanharam o julgamento. Os promotores Gerrie Nel e Andrea Johnson afirmaram que o estado era contra a fiança e pediram o adiamento da sessão por sete dias até que as investigações preliminares fossem concluídas. E acusaram formalmente o atleta pela morte de Reeva Steenkamp.

Durante a sessão, o advogado de Oscar Pistorius pediu a saída da imprensa do local alegando que o seu cliente estava em um "estado extremo de nervosismo". O juiz Desmond Nair ordenou, então, que as emissoras de TV não poderiam gravar imagens e os fotógrafos só poderiam fazer imagens após o fim do julgamento. Mas foi permitido registrar o áudio de toda a sessão.

{arquivo}Após anunciar a decisão, o juiz Desmond Nair garantiu que Oscar Pistorius não vai receber nenhum tratamento preferencial. A família do atleta deixou o tribunal em silêncio. E ele ficou o tempo inteiro com a cabeça baixo enquanto era levado novamente para a delegacia.

Reconstituição deve acontecer nesta sexta-feira

O astro sul-africano é o único suspeito do assassinado da namorada. O crime aconteceu na madrugada de quinta-feira, na mansão de Oscar Pistorius. Segundo a polícia local, apenas o casal estava na casa na hora do crime e não havia qualquer sinal de arrombamento. Pistorius deve voltar à mansão ainda nesta sexta-feira para uma reconstituição. Segundo informações de uma fonte da polícia, não confirmada oficialmente, Reeva foi morta na porta do banheiro com quatro tiros. O jornal “Beeld” relatou nesta sexta que a polícia havia sido chamada para a casa de Pistorius duas horas antes dos disparos, por vizinhos que ouviram o casal discutindo. A polícia foi chamada novamente quando os vizinhos ouviram os disparos. O atleta já foi submetido a um exame de sangue para identificar se ele estava alcoolizado ou sob efeito de alguma droga na hora do crime.

Reeva Steenkamp estava com Pistorius há cerca de um ano. Ela foi considerada a 40ª mulher mais sexy do mundo, segundo a FHM (For Him Magazine), internacional revista destinada ao público masculino.

Obcecado por segurança

O estado de Pretória, onde Oscar Pistorius mora, é um dos mais seguros da África do Sul. Em 2009, o condomínio Silver Lakes Golf Estate foi considerado a propriedade mais segura da África do Sul. O local tem segurança privada e cerca de 1.600 imóveis, além de um campo de golfe de 18 buracos. Mas, mesmo assim, Pistorius sempre foi muito obcecado com segurança. Segundo a South African Gun Association, existem quase 6 milhões de armas de fogo na África do Sul, sendo apenas 3,7 milhões registradas. São pouco mais de quatro para cada 100 pessoas que vivem no país.

Oscar Pistorius tinha uma ligação bem próxima com armas e atirava com uma certa regularidade. E não via problema em revelar essas histórias em conversas com jornalistas. Em novembro de 2011, ele chegou a postar uma foto no Twitter em um campo de tiro falando sobre o seu rendimento após a prática. O atleta tinha uma pistola 9mm em casa.

Entenda o caso

Oscar Pretorius foi preso por volta das 4h da madrugada de quinta-feira como o único suspeito de ser o autor dos disparos que mataram sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp. Ela recebeu quatro tiros e morreu na hora na mansão do atleta em Pretória, na África do Sul. Segundo a polícia, não havia mais ninguém na casa além do casal na hora do crime.

Em um primeiro instante, segundo a imprensa local, as investigações consideraram que o atleta sul-africano teria confundido a namorada com um ladrão e efetuado os disparos. Mas após ouvir relatos de testemunhas que contaram detalhes de outros incidentes envolvendo os dois, a polícia teria mudado a linha da investigação. E, agora, suspeita de assassinato premeditado.

– Os paramédicos declararam a mulher morta na cena do crime, e a polícia procedeu com a investigação. A mulher tinha ferimentos na cabeça e nos membros superiores. Achamos uma pistola 9mm no local – disse a porta-voz da polícia sul-africana, Katlego Mogale, na última quinta-feira.

Estrela Global

Conhecido como "Blade Runner", Oscar Pistorius tem 26 anos e ganhou fama mundial por ter sido o primeiro duplo-amputado a disputar as Olimpíadas, obtendo a classificação para as semifinais dos 400m rasos no atletismo em Londres-2012.

Ainda na Inglaterra, mas nos Jogos Paralímpicos, o sul-africano foi surpreendido pelo brasileiro Alan Fonteles, na prova de 200m. O favorito ao ouro não se conformou com a prata e chegou a questionar as próteses do adversário. Pistorius, no entanto, foi ouro nos 400m e no revezamento 4x400m rasos. No total, ele é dono de oito medalhas de ouro nas Paralimpíadas

Pistorius e Reeva namoravam há cerca de um ano. A modelo, de 29 anos, era natural de Joanesburgo, e foi considerada a 40ª mulher mais sexy do mundo, segundo a FHM (For Him Magazine), internacional revista destinada ao público masculino. Ela era formada em direito e se preparava para atuar também como apresentadora de TV.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.