menu

Cinema

26/11/2013


9ª edição do Curta Canoa começa dia 27

Cultura

Com exibições e oficinas, começa no dia 27 de novembro o IX CURTA CANOA – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que acontecerá até o dia 1° de dezembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no litoral leste do Estado. O Curta Canoa terá exibições ao ar livre no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, com produções na Mostra Competitiva de filmes e vídeos, Mostra Latino-Americana, Mostra Infantil e Mostra Curta Católica, não competitivas.

Na Solenidade de Abertura Oficial, às 19h, será homenageado o Grupo de Teatro Carruagem, de Aracati, e exibido o longa-metragem “Os Pobres Diabos”, do cineasta Rosemberg Cariry, que é ambientado em Aracati e tem como temática o circo. Em seguida tem início a Mostra Competitiva.

Ao longo do Festival serão homenageados os cineastas Joe Pimentel, do Ceará, e Marcus Vilar, da Paraíba, dos quais serão exibidos filmes premiados: “Câmara Viajante” e “Retrato Pintado” (Joe Pimentel) e “A Canga” (Marcus Vilar). A programação do IX Curta Canoa inclui ainda cinco oficinas, Seminário do IPHAN e desfile Moda Canoa.

Da Mostra Competitiva participam produções nacionais em filmes e vídeos. Na noite de encerramento, o Troféu Lua Estrela será concedido aos vencedores nas seguintes categorias: Filme – Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Melhor Ator, Atriz e Som. Vídeo – Melhor Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Som.

As oficinas serão ministradas por profissionais do segmento audiovisual. São elas:
– Mídia e Crítica de Cinema – Ministrante: Rodrigo César (Faculdade Marista);
– Pôster de Cinema – Ministrante: Norton Falcão (Faculdade Marista);
– Elaboração de Projetos – Ministrante: Elynês Rodrigues (técnica em projetos culturais);
– Prestação de Contas – Ministrante: Carlos Antônio "Carlão" (Ministério da Cultura);
– Animação – Ministrantes: Joaquim Eufrazino "Babá" (CTAv/MINC) e André Dias (Núcleo de Animação de Aracati).

Em parceria com a Faculdade Católica do Ceará – Marista, o festival apresenta no dia 29 a Mostra Curta Católica, com trabalhos produzidos por alunos da instituição. No sábado, haverá o 3° Moda Canoa, com coleções de moda praia criadas por alunos do curso de graduação em Design de Moda. Peças dos lojistas de Canoa Quebrada também estarão no desfile.

O Festival é uma realização do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará – ISACC, com patrocínio da Coelce e co-patrocínio da Petrobras. Apoio Institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Nº 13.811) e da Casa Civil, Sebrae e CTAv. Apoio Cultural: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura), Faculdade Católica do Ceará – Marista e Revista de Cinema. Parceria: Asdecq, Prefeitura Municipal de Aracati, Canal Brasil, Posto Dragão do Mar, Posto Peixoto e CiaRio.