Economia & Negócios

6ª geração Volkswagen Polo estará à venda no Brasil ainda este ano

LANÇAMENTO


16/06/2017

O mistério acabou. A Volkswagen revelou em um evento para a imprensa mundial o visual do novo Polo. O hatch é aguardado com muita expectativa no mercado nacional, já que voltará a ser vendido no Brasil no segundo semestre deste ano com fabricação em São Bernardo do Campo (SP). A montadora ainda não fala em preços para esse carro, mas garante que ele ficará posicionado entre o Fox e o Golf. As vendas devem começar pouco depois do Salão de Frankfurt, que acontece em outubro.

Atualmente, o Fox tem versões entre R$ 46.890 e R$ 64.490, enquanto o Golf varia de R$ 78.130 a R$ 132.250. Recentemente, porém, a Volkswagen afirmou que irá fazer mudanças nas versões de seus carros no Brasil, eliminando algumas delas. Portanto, a gama de opções desses dois modelos pode ser alterada até a chegada do Polo. Na Alemanha, ele parte de 12.975 euros (cerca de R$ 50 mil, sem impostos).

A repaginada no visual foi claramente inspirada em outros modelos, como o Golf reestilizado (que começará a ser vendido no país também no segundo semestre) e no Arteon, cupê que substitui o CC em outros mercados. Já a lanterna traseira remete à do Gol atual.

“Este Volkswagen pode imediatamente representar o original de sua classe, mas também uma geração completamente nova. Um Polo com design expressivo que torna o compacto mais esportivo, clean e único dentro da gama da Marca. Este é um carro que se encaixa perfeitamente aos nossos tempos, visualmente e tecnologicamente”, afirma Klaus Bischoff, chefe de design da Volkswagen.

O interior chama atenção pelo painel com acabamento do painel na cor da carroceria, mas o detalhe não é oferecido de série, podendo ser adquirido em pacote por preço ainda não divulgado. A cor laranja de lançamento não será oferecida no Brasil, mas a Volkswagen garante que o modelo fabricado no país terá uma pintura exclusiva para marcar sua chegada. A versão nacional também manterá as opções de customização do Polo, embora em um número menor de combinações.

Mini Golf?

Uma das grandes novidades desta geração do Polo é sua plataforma. Batizada de MQB A0, ela é, na prática, uma variação da base MQB do Golf atual, porém encurtada. Isso não significa que as dimensões do carro tenham sido comprometidas, já que a Volkswagen garante que o carro ficou maior, mais espaçoso e confortável do que a geração anterior.

Apesar de ter ficado mais baixo, o espaço para os ocupantes aumentou. Pelo que pudemos constatar em um primeiro contato com o modelo, o espaço para a cabeça ficou maior. O novo Polo mede 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,44 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Isso faz dele 8,1 cm maior e 6,9 cm mais largo que a geração atual, além de oferecer 9,4 cm a mais de distância entre os eixos. Como comparação, o Gol atual tem 3,89 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos, enquanto o Golf ostenta 4,25 m e 2,63 m, respectivamente. O porta-malas tem 350 litros, 20% a mais do que a geração atual.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.