Cinema

40 anos do Espaço Cultural: Filmes paraibanos comemoram a data numa sessão especial


13/04/2022

Seu amor de Volta. Foto: Alessandro Potter.

Portal WSCOM



O curta-metragem Contínuo e o longa O seu amor de volta (mesmo que ele não queira) serão exibidos nesta quarta, 13, a partir das 19h, no Cine Bangüê do Espaço Cultural em comemoração aos 40 anos de sua inauguração. Além desta sessão de hoje, outras atividades estão programadas. Após a sessão, haverá um debate com a equipe dos dois filmes. O acesso é gratuito, com distribuição dos convites uma hora antes da sessão. Sujeito a lotação, capacidade máxima da sala é 120 lugares. A classificação indicativa do longa é de 16 anos.

Contínuo, de Carlos Ebert e Odécio Antonio passa a ideia de um contínuo no espaço tempo. Já o documentário O Seu Amor de Volta (mesmo que ele não queira), de Bertrand Lira, uma produção da Extrato de Cinema, mostra histórias de amor perdido e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta. Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas. Com participações de William Muniz, Danny Barbosa, Zezita Matos, Marcélia Cartaxo, Afrovalter, Pai Júlio, Mãe Severina e Pai Nelito. 

Cartas, búzios, banhos de ervas, oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma travesti, professora de português, e duas atrizes, que vivem e trabalham na capital da Paraíba, no nordeste brasileiro.  Seus relatos são entrecortados por consultas a cartomantes e pais de Santo que vão prever o futuro deles, aconselhá-los no que diz respeito à sua vida afetiva. 

Para Bertrand Lira, trabalhar esse tema era uma necessidade. “Por que essa nossa obsessão para ser amar e ser amado por uma pessoa que ainda nem conhecemos na sua plenitude? Seria esse desejo fruto de um condicionamento social? Uma necessidade natural já impressa no nosso DNA? Por que dependemos tanto de outra pessoa para a nossa própria realização afetivo-emocional?” No entender do diretor, o documentário não pretende responder essas questões mas, através das histórias de perda e frustração, tenta colocar a questão em debate.

Filmado entre abril e junho de 2017, em João Pessoa, O seu amor de volta é o segundo documentário de longa-metragem do diretor (o primeiro foi O rebeliado, realizado em 2009) e de uma única ficção, de curta-metragem, A poeira dos pequenos segredos (2014). É fruto do Edital Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual 2014/2015, uma parceria da Funjope/Prefeitura Municipal de João Pessoa – e Governo Federal (Agência Nacional de Cinema – ANCINE/Secretaria do Audiovisual – SAV). 

O filme recebeu o prêmio de Melhor Documentário do Festival de Cinema de Mérida, no México (2020), Prêmio da Crítica, no 13º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e João Pessoa (2019); Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Prêmio Especial do júri de Interpretação), 26º Festival de Cinema de Vitória-ES (2019), além da participação em mais quatro festivais no país, o último na primeira edição do Festival Cinema do Vale, no estado de São Paulo.  



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //