Esporte
21 Clubes da Série A e B anunciam boicote à eleição da CBF e contestam modelo atual
22/05/2025

Foto: Divulgação
Da Redação/ Portal WSCOM
Até o momento, 21 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro anunciaram, nesta semana, que não participarão da eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada por polêmicas e acusações de falta de representatividade.
O grupo, que inclui grandes nomes como Corinthians, Flamengo, Internacional, Santos e São Paulo, divulgou um manifesto exigindo mudanças no modelo de votação da entidade. Entre os principais pontos de crítica estão a revisão do colégio eleitoral, considerado desproporcional, e a criação de um conselho de integridade para a fiscalização de práticas administrativas na CBF.
A eleição tem como candidato único o atual presidente interino, Samir Xaud, que já obteve apoio declarado de 25 das 27 federações estaduais. O movimento dos clubes, no entanto, demonstra resistência à condução do processo e à manutenção da atual estrutura de poder.
As agremiações que boicotarão a eleição são: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Operário, Santos, São Paulo e Sport.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.