Economia & Negócios

2012 teve 65 recalls, incluindo xampu, preservativo e ovo de páscoa

Defeito


21/01/2013



 No ano de 2012, foram feitos recall de 65 produtos pelo governo. A maioria foram de carros (64,62%) e motocicletas (23,8%), mas a lista de produtos "com defeito" incluiu também computador, xampu, preservativo e até ovo de páscoa.

As informações fazem parte do Boletim Recall 2012, divulgado nesta segunda-feira (21) pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ). O documento (em pdf) está disponível no site do órgão.

O Código de Defesa do Consumidor determina que nos casos de produtos que apresentem defeitos colocando em risco a saúde e a segurança do consumidor, a empresa deve fazer uma campanha de chamamento para que o defeito seja corrigido. Esse procedimento é conhecido como recall e não tem nenhum custo para os consumidores.

"A realização da campanha de recall, além de um dever legal das empresas é demonstração de respeito e transparência com os consumidores. É uma medida fundamental para se evitar acidentes de consumo", diz a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

Ovo de páscoa, camisinha, xampu
Em abril, o Ministério da Justiça anunciou o recall do ovo de páscoa Rapunzel de 150 gramas, da marca Arcor, para que a frase "não causa qualquer risco à saúde" fosse retirada da embalagem do produto. Um furo na embalagem do brinquedo contido na parte interior causou, em algumas amostras, a transferência do odor da peça para o chocolate.

Em agosto, a Hypermarcas informou que estava recolhendo 620 mil unidades de preservativo Olla por uma possível falha no controle de qualidade. "A retirada é preventiva pois identificou-se um possível desvio de qualidade que pode tornar o produto impróprio para o uso. Medidas para retirar estes lotes do mercado já foram tomadas", disse a empresa em comunicado.

Em dezembro, a empresa de venda direta de cosméticos Avon começou a recolher mais de 500 xampus no Brasil. O produto, da linha Avon Care Hidratante em embalagem de um litro, continha bactérias que podem trazer riscos à saúde.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //