Política

2012: ‘Cem imagens do Congresso’ registra atuação de Vital do Rêgo

Fotos


03/01/2013



 Durante todo o ano de 2012, a equipe de repórteres fotográficos da Agência Senado produziu imagens sobre os mais variados aspectos da atividade legislativa. Entre os destaques, o senador Vital do Rêgo (PMDB), que diversas vezes aparece no acervo de cem fotos que marcaram a gestão do ano passado.

Vital que já tinha aparecido na retrospectiva do Congresso 2012 como um um dos parlamentares de destaque no ano, com atuação em importantes temas de interesse do país. Por intermédio do seu partido, o PMDB, Vital assumiu em 2012, importantes cargos de destaque, como a relatoria do projeto da Lei Geral da Copa; a relatoria da Subcomissão de Aviação Civil, que produziu um relatório sobre os principais problemas da aviação nacional; além de ter sido eleito presidente da Comissão Externa para acompanhamento das obras do Rio São Francisco; e presidente da CPI Mista do Congresso Nacional.

Além do mais, o projeto relatado por Vital no Senado e que propôs um novo modelo de distribuição dos recursos oriundos da extração do pré-sal, foi aprovado na Câmara Federal e se transformou em um dos temas mais debatidos no ano e presença marcante nas fotos mais relevantes do Senado no ano passado. O Substitutivo aprovado na Câmara Federal foi o mesmo produzido por Vital a aprovado no senado estabelecendo uma justa distribuição dos royalties do petróleo. Nas principais imagens do ano captadas pela Agência Senado, Vital do Rêgo aparece em vários momentos atuando em defesa do seu país e dos interesses da Paraíba.

A mais recente edição a Revista Veja também homenageou Vital por sua atuação onde trouxe um ranking com os deputados federais e senadores que mais trabalharam, em 2012, “por um Brasil mais moderno e competitivo”. No ranking dos Senadores, Veja aponta o paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB) na terceira colocação, com nota 9,2.

O ranking, de acordo com a Veja, considerou o posicionamento dos parlamentares em relação a nove eixos fundamentais, “que começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem integralmente empregadores e empregados”.

A partir do acervo acumulado em no ano passado, os editores de Fotografia fizeram uma seleção prévia que foi depois reduzida a cem imagens pela coordenadora de Fotografia da Secretaria de Comunicação Social (Secs), Paula Cinquetti, e pelo editor-chefe da Agência Senado, Nelson Oliveira.

Esse material abasteceu os veículos de comunicação da Casa e também foi disponibilizado ao público em geral, de forma gratuita, contribuindo para a publicação de noticiário a respeito do Senado por órgãos de imprensa que não mantêm fotógrafos na cobertura no Congresso – a maioria.

São fotos que retratam o dia-a-dia do Senado, mas que compõem um quadro histórico de grande importância para as atuais e as futuras gerações. Confira as imagens no link: http://www12.senado.gov.br/retrospectiva2012/as-imagens-do-ano/



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //