Notícias

1,2 t de dinamite implode Perimetral na zona portuária do Rio de Janeiro


24/11/2013



Em cinco segundos, cerca de um quarto do Elevado da Perimetral, na Zona Portuária do Rio, foi implodido e veio abaixo na manhã deste domingo (24). Ao todo, 1.200 kg de dinamite implodiram pilastras que sustentavam o trecho de pouco mais de um quilômetro do elevado, da Avenida Professor Pereira Reis até a Rua Silvino Montenegro.

A demolição faz parte do projeto de revitalização da degradada Zona Portuária. Até 2015, um túnel vai substituir a Perimetral. A Rodrigues Alves será uma via expressa, sem sinais ou pontos de ônibus.

Várias pessoas chegaram ao local ainda no fim da madrugada para ver a implosão, inclusive um dos trabalhadores que participou da construção do elevado. "Eu tive o privilégio de trabalhar na construção de um desses pilares", disse o mineiro José Eugênio do Carmo, de 49 anos.

Carmo disse ter saído de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, nesta madrugada, apenas para ir ao Bairro da Saúde acompanhar a implosão do Elevado que ajudou a construir. "Eu sinto uma satisfação muito grande por ter contribuído com essa obra e acho que a modificação vai ser boa para a cidade."

Nesta manhã, cerca de 130 pessoas deixaram suas casas pelo menos uma hora antes da implosão. Elas vivem a menos de 150 metros da Perimetral. O primeiro aviso sonoro foi dado às 6h30 para indicar o fechamento total das ruas. Às 6h50, uma nova sirene avisou sobre a última checagem da área.
saiba mais

Os explosivos, posicionados dentro das pilastras de concreto, foram acionados em cadeia, pontualmente às 7h. Quase 12 mil pneus com areia foram usados para amortecer o impacto da queda.

A recomendação da Prefeitura é para que o carioca evite a Zona Portuária durante a manhã deste domingo.
Até janeiro, outro trecho da Perimetral deve ser implodido. Os escombros serão usados em obras de pavimentação de ruas da região.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.