Política

WSCOM recebe dados da Consult; especialistas analisam impacto da pesquisa

Eleições 2014


13/03/2013

O Portal WSCOM ouviu alguns especialistas em analises políticas para analisar o impacto que a pesquisa WSCOM/Consult que será divulgada a partir desta quinta-feira, 14, pode trazer para o cenário político local. Marqueteiro Carlos Roberto de Oliveira, o cientista político Jaldes Menezes e o diretor da Consult, Paulo de Tarso analisaram, na tarde desta quarta-feira (13), o impacto da pesquisa poderá causar no cenário político paraibano nos próximos meses.

Os dados já foram entregues ao diretor Comercial do Grupo WSCOM, Pablo Forlan Santos, pelo diretor da CONSULT, Paulo de Tarso, e estão sendo depurados pela equipe de jornalismo do portal para serem divulgados a partir desta quinta-feira (14).

A pesquisa promovida pelo Instituto CONSULT irá avaliar o Governo do Estado e apresentar números referentes à intenção de voto dos eleitores dentre os possíveis candidatos a governador e presidente da República.

O marqueteiro Carlos Roberto de Oliveira disse que a pesquisa servirá para balizar os pré-candidatos, os que pensam em disputar o pleito e os eleitores que vão votar para que tenham uma posição, no momento, de quem está bem, mal ou precisar melhorar.

“A pesquisa, mesmo a cerca de um ano e meio das eleições, é muito importante para verificarmos qual o posição dos possíveis candidatos. Enfim, posiciona eleitores e candidatos, pois você tem que saber seu ponto de partida”, afirmou

O cientista político Jaldes Menezes destacou que a pesquisa irá mostrar o momento político da Paraíba, a força dos políticos, após as eleições municipais de 2012. Jaldes acrescentou que ainda é muito cedo para se fazer projeções, uma vez que ainda tem um longo período a percorrer até 2013, mas ressaltou que a aferição será muito útil para políticos e partidos estabelecer estratégias e táticas relativas ao pleito do próximo ano.

Já o diretor do instituto CONSULT, Paulo de Tarso, disse que o objetivo principal da pesquisa é formular um marco zero, com um ponto atual – a avaliação do governo, e a conotação política de levar o comportamento de possíveis candidatos. “A pesquisa servirá para pré-candidatos analisar desempenhos e estudar composições ou examinar se continuam como candidatos”, afirmou.

Com relação ao fato da pesquisa ser realizada a mais de um ano e meio do pleito, Paulo de Tarso disse que o comportamento dos políticos e partidos são sempre pensando em formar seus candidatos. “Então, com estes nomes levantados, os partidos terão tempo para formar seus candidatos”, completou.

Números

Nesta quinta-feira, serão apresentados os números referentes à intenção de voto dos eleitores dentre os possíveis candidatos ao Governo do Estado e a Presidência da República.

Já na sexta-feira (15), o WSCOM Online divulgará as projeções entre os possíveis candidatos paraibanos para o Senado Federal.

No sábado (16), será a vez de apresentar às avaliações dos governos da presidente Dilma Roussef (PT) e do governador Ricardo Coutinho (PSB).

O Instituto CONSULT ouviu duas mil pessoas em sete regiões do Estado. Ao todo, foram 69 municípios percorridos. As entrevistas aconteceram entre os dias seis e dez deste mês.

Avaliação – O objetivo da pesquisa é identificar os maiores problemas vividos, hoje, para população paraibana, avaliar o índice de aprovação do governo estadual e federal, como também analisar a tendência sobre as preferências dos paraibanos com relação a(o) futuro(a) presidente(a) da república, futuro(a) governador(a) da Paraíba e futuro(a) senador(a).

Nas avaliações políticas serão investigadas:

a) Para futuro presidente da República será feita uma pergunta única estimulada.
b) Para futuro governador da Paraíba, será feita uma pergunta NÃO estimulada, uma pergunta estimulada, rejeição estimulada e um quadro de simulações.
c) Para futuro senador da Paraíba, será feita uma pergunta NÃO estimulada, uma pergunta estimulada, rejeição estimulada e um quadro de simulações.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //