Política

WS comenta o significado e a dimensão do advogado Roosevelt Vitta, o “Marquês de Coremas”


25/07/2019

Para Carlos Fábio, Raoni Vitta, Marconi Gonçalves, Jurandy Queiroga Urtiga e Lincoln Vita – esteios do grande escritório.


Roosevelt Vitta: lá se vai o Marquês de Coremas, um dos mais brilhantes advogados de toda história


Nos últimos 40 anos de universo jurídico e politico-eleitoral, a Paraíba expôs para o Brasil a figura enigmática, séria e muito inteligente do advogado Roosevelt Vitta, seguramente um dos mais importantes na categoria, dentro e fora do Estado, com atuação brilhante reconhecida.


Não é abordagem com saldo puramente emocional, nem elogio gratuito ter de só exibir tal verdade, porque é salutar e honesto reconhecer a inteligência jurídica e intelectual de Roosevelt. Redundância fundamental.


Sua sempre companheira Ivone, de atuação singular na psicanálise, e seu filho Jonathan com formação internacional no Direito sabem da dor que é não contar mais com seu abrigo humano e familiar, bem como com humor britânico fatal no trato dele com a burrice.


DEVORADOR DE LIVROS


O tempo moderno apresenta como alternativa no Direito o aplicativo WATSON, da IBM, oferecendo sugestões de petições jurídicas em segundos, mas, muito antes da Inteligência Artificial, Rosevelt transferiu para seu HD cerebral os mais importantes ensinamentos dos grandes juristas nacionais e internacionais a tipificá-lo como gênio de causas impossíveis.


GÊNIO SEGURO E DESTEMIDO


Roosevelt Vita tinha cultura para conversar sobre tudo na ambiência jurídica, politica, eleitoral e intelectual, mas entendia como poucos da consolidação de estratégias para fazer seus clientes vitoriosos nas tantas causas.


Só que ele trouxe para perto a linguagem direta, clara e destemida, mesmo quando estava diante de adversários difíceis.


O governo Ricardo Coutinho, por exemplo, sabia na prática o quanto ele era advogado qualificado. Vide a causa dos servidores do IPEP, além de sua verve sem igual.


A têmpora e postura de Roosevelt não eram de brincadeira. Rigor e disciplina não lhe faltavam.


SUA INFLUÊNCIA E ALIADOS IMPORTANTES


Desde que assumiu o Governo Ivan Bichara, já então entronizado na Monarquia de Coremas como Marquês, ele esteve em muitas lutas difíceis, mas vitoriosas com Antonio Mariz, de quem era amigo,e José Maranhão, atual senador, desde horas complicadas.


NA CATEGORIA, UM 
LÍDER


Enquanto saúde teve, ele foi um líder singular da OAB, estadual e nacional.


Mesmo com cara dura aparente, Roosevelt sempre teve um belo e sábio papo, com humor, inteligência e cultura atualizada a fazê-lo um homem brilhante.


Como ele era muito duro nas suas convicções, fizemos um pacto de não aguçar nossos entendimentos diferentes e isto nos fez manter uma amizade qualificada.


Certamente fará muito falta.


LEIA MAIS:
Morre o advogado e suplente de senador Roosevelt Vita aos 74 anos



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //