Paraíba

Walter Santos comenta os detalhes e efeitos da eleição de Eitel Santiago na Academia Paraibana de Letras


24/10/2020

Portal WSCOM

Eitel Santiago surpreende e é eleito na Academia de Letras desbancando o favoritismo de Professor Francelino

De repente, não mais do que de repente, como dizia o poeta, a Academia Paraibana de Letras produziu fato novo ao eleger por 15 votos o novo acadêmico Eitel Santiago na vaga do imortal Willis Leal contra 14 votos do professor gabaritado José Francelino, então considerado favorito na disputa, ainda contando com o brilho intelectual de Gilvan de Brito e Marcus Alves.

Num breve papo por telefone com o novo acadêmico deu para captar o êxito da empreitada ao unir sua experiência particular, seu universo intelectual denso e ainda a força viva da história de seu pai, acadêmico Joacil de Brito Pereira, cujo saldo de vida passada pesou no presente.

– Agradeço aos que votaram em mim, da mesma forma aos que optaram pelo professor Francelino, pessoa de valor reconhecido, mas diante do resultado posto, espero oferecer minha capacidade de trabalho e muita vontade de apoiar as ações da academia, agora com o brilho da primeira mulher presidente, professora Ângela Bezerra de Castro, de altíssimo valor intelectual- comentou.

OS BASTIDORES DA ELEIÇÃO

Os dois outros candidatos Gilvan de Brito e Marcus Alves, dois intelectuais de contribuição vasta, incorreram numa tática equivocada ao adotarem a postura de não pedir voto, ora logo numa entidade de vaidades em que os acadêmicos valorizam essa condição, portanto, não funciona jamais a ausência do pedido de voto.

Mas, a vitória de Eitel Santiago teve duplo valor porque há tempo o ex-presidente Damião Ramos Cavalcanti com os acadêmicos Roberto Cavalcanti Ribeiro e José Loureiro faziam campanha aberta pró Francelino, o que aparentava favoritismo certo, entretanto, superado pelos valores construídos pelo novo acadêmico vencedor.

AUSÊNCIAS SENTIDAS

Na votação, o acadêmico José Neymanne Pinto não pode votar por estar em São Paulo em tempo de pandemia, o mesmo aconteceu com Elizabeth Marinheiro com problemas de saúde e ainda Juarez Farias, Manoel Batista e José Jackson, todos enfermos.

SÍNTESE

Eitel Santiago mostrou na prática a velha tática sempre lembrada no bairro da Torre que, segundo meu pai Antônio Cândido, eleição é como mineração, só se sabe o resultado verdadeiro depois da apuração.

Boa sorte.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //