Política

Veneziano: “Nós temos um diagnóstico completo da Paraíba”

Balanço


01/06/2013

 Neste sábado, 1º de junho, foi realizado na cidade de Patos o 1º Ciclo de Debates Pensando a Paraíba, uma ação desenvolvida pela PMDB e Fundação Ulysses. Estiveram presentes membros do partido, representantes dos diversos segmentos da sociedade e dos setores produtivos, sobretudo do Sertão paraibano.

Para o senador Vital do Rêgo (PMDB), um dos organizadores do evento, o seminário, alcançou um sucesso estrondoso. A Câmara Municipal de Patos ficou lotada de paraibanos que sonham com dias melhores, e veem em Veneziano Vital do Rêgo, a esperança da Paraíba em 2014. Vital que chegou cedo a Patos, ficou impressionando com a quantidade de pessoas que atenderam ao chamado do PMDB e participaram do seminário. O prédio onde funciona a Câmara de Vereadores ficou apertado para acomodar tanta gente.

O senador disse que o encontro, o primeiro de uma série a ser realizada em toda a Paraíba, marcou o nascimento de um amplo debate e que resultará na construção de uma nova proposta que recolocará a Paraíba no caminho do desenvolvimento. "O Pensando a Paraíba de Patos é um grande sucesso. Prefeitos e lideranças de várias cidades da região. Bons frutos virão deste encontro" postou em seu twitter.

Vital disse que ficou muito satisfeito com o sucesso do seminário. Expressivas lideranças políticas de toda a Paraíba, a exemplo do ex-governador José Maranhão, a prefeita de Patos Francisca Mota, o ex-prefeito Nabor Wanderley, os deputados Hugo Mota e Manoel Junior, a deputada Nilda Gondim, o deputado Raniery Paulinho, reafirmaram o compromisso em prol do fortalecimento do projeto do PMDB para 2014. "Muito satisfeito com o sucesso do nosso Ciclo de Debates Pensando a Paraíba. Auditório lotado e discussão de temas importantes. Ótimo inicio" afirmou Vital do Rêgo.

Além das lideranças políticas, o "Pensando a Paraíba" contou conforme relatou Vital com uma grande participação popular. O senador destacou ainda a recepção calorosa que o pré-candidato a governador Veneziano Vital do Rêgo recebeu na Morada do Sol. O calor dos sertanejos, deixou o senador e os demais peemedebistas felizes. "Foi um encontro maravilhoso" definiu.

Segundo Vital, o PMDB está aproveitando esse ciclo de debates para radiografar os principais problemas que afeta a Paraíba em todas as áreas e apresentar alternativas para mudar o quadro.

O 1º Ciclo de Debates Pensando a Paraíba que o PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães realizam neste sábado (01), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Patos serviu para promover um amplo debate com a sociedade paraibana sobre os principais problemas do Estado e, ao mesmo tempo, apresentar propostas que visem solucionar estes problemas e inserir a Paraíba, com destaque, no contexto regional e nacional.

Durante o evento, o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado nas eleições de 2014, Veneziano Vital do Rêgo, fez uma explanação, elencando os avanços e destacando as novas ideias implementadas na cidade, a partir de 2005, quando assumiu a prefeitura. Em seguida, ele fez uma explanação sobre os problemas enfrentados atualmente pelos paraibanos, nas diversas áreas.

“Nós temos um diagnóstico completo da Paraíba. Temos preocupações, por exemplo, sobre o posicionamento da Paraíba em relação aos outros estados, no que se refere ao analfabetismo. Nós temos hoje, na Paraíba, 22% de analfabetos, o que só é menor que outros dois estados da região: Piauí e Alagoas. Temos uma situação de mortandade infantil também lastimável. Esse é o debate que queremos”, citou Veneziano.

Veneziano também destacou que a situação a Paraíba no contexto econômico regional preocupa. “Temos, economicamente, uma relação que muito nos preocupa e nos deixa cientes de que muito tempo nós perdemos. A Paraíba, no final da década de 60, ocupava a terceira posição entre os nove estados do Nordeste com maior PIB. Hoje somos o quarto pior Produto Interno Bruto”, destacou.

Veneziano disse que a análise de dados como estes vai proporcionar uma avaliação da dura realidade vivida pela Paraíba em relação a outros estados do Nordeste e que, a partir desta realidade, os participantes dos ciclos de debate poderão formatar uma proposta para o Estado. “São dados que nos preocupam e nos fazem, longe de ser um discurso retórico, estar preocupados com a formatação de um projeto para a Paraíba”.

Ele afirmou que há uma preocupação dos que vão participar dos ciclos de debate, para que as propostas apresentadas sejam efetivamente exequíveis.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //