Futebol

Vaiado mesmo com Neymar, Santos empata com Joinville e avança

Vaias


23/05/2013



Nem mesmo a possibilidade de ter sido o último jogo de Neymar na Vila Belmiro fez o santista sair de casa para acompanhar a classificação do Peixe para a terceira fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Debaixo de garoa fina e com público pequeno (só 4.758 pagantes, com renda de R$ 142.200,00), o Santos não jogou bem, mas confirmou o favoritismo e se classificou, ao empatar sem gols com o Joinville, time da Série B do Brasileiro. A equipe paulista havia vencido o duelo de ida, por 1 a 0, e jogava pelo empate.

Neymar, mais uma vez, não conseguiu brilhar porque… não havia ninguém no time à sua altura. O Santos se mostrou um time sem nenhum padrão tático, disperso em campo e sem nenhuma jogada de aproximação. Isolado na esquerda, Neymar chegava a ter três marcadores ao mesmo tempo. Lutou até onde deu. Saiu irritado, driblando os jornalistas e sem falar sobre a proposta do Barcelona recusada pela diretoria do Santos horas antes do jogo.

Neymar não conseguiu se destacar também porque o Joinville mostrou qualidade. Precisando vencer, o time catarinense teve ótimas chances, principalmente no fim do jogo, quando se mandou para o ataque – a melhor foi em escanteio, com Sandro.

Vendo o time passar sufoco, a torcida santista vaiou os jogadores e o técnico Muricy Ramalho, mas o Peixe segue vivo, na luta pelo seu segundo título da Copa do Brasil. Com o empate, o Peixe avança para a terceira fase do torneio continental. O próximo compromisso será diante do CRAC, de Goiás, time que disputa a Série C do Brasileirão.

Jogo morno e com poucas chances

O Peixe começou a partida com a mesma formação tática que entrou em campo na final do Paulistão, contra o Corinthians, na Vila Belmiro. A expectativa pela escalação de Montillo foi frustrada já que o argentino, em fase final de recuperação da lesão na coxa esquerda, foi desfalque mais uma vez.

A única mudança foi a entrada do estreante Henrique, destaque do Mogi Mirim no último Paulistão, na vaga de André, que já se despediu do elenco e vai se transferir para o Vasco. Torcedor declarado do Santos, daqueles que prestigiavam o time nas arquibancadas, Henrique sofreu com a falta de entrosamento, mas mostrou que pode ser uma boa alternativa para o ataque alvinegro.

Já Neymar começou o jogo com vontade e sem se preocupar com a chuva. O craque, porém, errou alguns lances que não costuma errar, como uma furada dentro da área.

Foi o JEC que criou a melhor chance da primeira etapa, com chute forte do uruguaio Martin Liguera – Rafael fez bela defesa. O Santos chegou algumas vezes com perigo, mas nenhuma chance de gol foi tão clara.

Joinville pressiona, mas Santos avança

Na etapa final, o duelo recomeçou com o Peixe um pouco mais inspirado e incisivo. Mais ligado, Neymar passou a comandar o ataque santista, com algumas jogadas individuais. Os companheiros, porém, não colaboravam.

Felipe Anderson, responsável pelo setor de criação do time alvinegro, também não conseguiu render em campo. Foi aí que Muricy Ramalho tentou mexer na equipe, tirando Henrique para a entrada de Miralles.

Sem conseguir definir a classificação, o jogo ficou perigoso para os donos da casa com o passar do tempo, pois um gol do Tricolor catarinense levaria a decisão da vaga para os pênaltis. Qualquer chegada dos visitantes dava frio na barriga dos santistas, como uma falta batida por Marcelo Costa, que passou perto. Rafael também salvou em chute de Jaílton.

Aos 43, a melhor chance do jogo. Sandro aproveitou cruzamento de escanteio e subiu livre na grande área para cabecear. A bola passou com muito perigo, no canto esquerdo do goleiro Rafael, que só acompanhou e torceu. Nos descontos, o Peixe tentou acordar, mas esbarrou em um erro feio de Miralles. O argentino recebeu ótimo passe de Patito e tentou completar de primeira, mas mandou para longe do gol. Detalhe: estava sozinho na área, apenas com o goleiro à sua frente.

Mesmo com certo sufoco, deu Santos. Mas o clima de uma possível despedida de Neymar e o futebol fraco apresentado pelo time comandando por Muricy Ramalho preocupam o torcedor santista. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //