Futebol

Vaga do CSP na Copa do Brasil de 2013 pode ser irregular

Copa do Brasil


12/03/2013



Tem tudo para ser histórica a primeira participação do Centro Sportivo Paraibano – CSP na Copa do Brasil. A estreia está marcada para o dia 4 de abril, quatro dias antes do clube completar 17 anos. O adversário também já está definido: o Coritiba-PR. O palco será o estádio do Treze, o Presidente Vargas, em Campina Grande. Tudo está pronto.

Apenas uma coisa ameaça o Tigre: a própria Copa do Brasil.

Segundo o regulamento da competição, as federações estaduais têm que proporcionar as vagas para as disputas pelos campeonatos estaduais ou por torneio seletivos.

Uma vaga paraibana na Copa do Brasil é dada ao campeão paraibano do ano anterior. Como o Campinense venceu a disputa em 2012, esse ano a Raposa joga o certame nacional.

Já a outra vaga no torneio mais democrático do país é reservada ao campeão da Copa Paraíba, torneio seletivo realizado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF). A competição, ano passado, foi vencida pelo CSP, que assim garantiu a vaga na Copa desse ano.

No entanto, segundo o regulamento da segunda competição mais importante do Brasil, todos os torneios seletivos que porventura dêem ao campeão uma vaga na Copa do Brasil têm de ter no mínimo quatro equipes da divisão principal do Estado. Isso é o que diz o parágrafo sexto do artigo 2 do regulamento da Copa do Brasil de 2013.

Em 2012, o Tigre venceu a Copa Paraíba que foi disputada apenas por três equipes: CSP, Botafogo-PB e Treze, o que descaracteriza a Copinha como competição que pode dar direito a uma vaga do estado na Copa do Brasil.

A sacada foi de um perfil na rede social Facebook, denominado “Bola pro Mato”, que criou uma postagem alertando para o fato e para o descumprimento do regulamento.

Leia o parágrafo que fala sobre o assunto no regulamento da Copa do Brasil de 2013:

§ 6º – O torneio seletivo ou equivalente, a ser eventualmente promovido pela Federação para oferecer vaga à Copa, será disputado observadas as seguintes condições:

1) O torneio seletivo deverá ter a participação mínima de quatro clubes da primeira divisão de profissionais ou equivalente;



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //