Música

Toque de Salto e Absurdus cantam samba em homenagem às mulheres

Flores de março


07/03/2014

O Dia Internacional da Mulher será celebrado em João Pessoa(PB) com o encontro de dois grupos genuinamente femininos para uma tarde de muito samba em homenagem às mulheres. Toque de Salto, de Brasília, e a participação especial da banda que marcou os anos 90, Absurdus, apresentam o show ‘Flores de Março’, neste sábado, dia 08, a partir das 14h, logo após o Chorinho que acontece na Praça Rio Branco, no centro da cidade. A realização é da Secretaria de Mulheres de João Pessoa com o apoio da Funjope.

Para esta apresentação as “meninas” do Absurdus, como carinhosamente eram chamadas, Tânia Gomes: violão e vocal; Socorro Estrela: baixo e vocal; Silvana Moura: bateria) irão apresentar músicas que fizeram parte do antigo repertório e sambas consagrados, como ‘Infinito Desejo’, ‘Fato Consumado‘ e outros.

O Toque de Salto é o primeiro grupo de samba que surgiu em Brasília com formação totalmente feminina e este ano completa 15 anos de existência. O grupo tem em sua formação original, duas paraibanas: Sandra Borges (Voz e Violão) e Silvana Moura (Voz e Percussão), que se juntaram às brasilienses Marise Pinheiro (Surdo e Voz) e Amanda Costa (Voz e Pandeiro). Um animado repertório de samba com elegante toque feminino, arranjos próprios, irreverência, alto astral e originalidade é a mistura que elas fazem e que apresentarão neste sábado, encantando por onde passam.

Para este show especial, uma tarde de samba em homenagem às mulheres, o vasto repertório do grupo foi totalmente pensado e renovado para marcar a data do Dia Internacional da Mulher com músicas como ‘Mulheres do Brasil’ (Joyce), ‘Maria Maria’ (Milton Nascimento) e ‘Frevo Mulher’(Zé Ramalho).

Ao som de violão, surdo, pandeiro, tantã e tamborim e com arranjos vocais e rítmicos muito próprios, o grupo assina suas apresentações com um jeito alegre e brincalhão de cantar e tocar. Essas características dão ao grupo uma identidade, formando o que tem sido considerado como o estilo Toque de Salto.

ANDANÇAS – As performances do Grupo, em Brasília, renderam apresentações até em Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola), a convite do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) para participar do Programa Cultural BRASIL/ÁFRICA. Também já foi convidado para tocar o Hino Nacional na solenidade de posse do novo colegiado do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, no Palácio do Planalto, na presença do Presidente Lula e demais ministros do seu governo e ainda para mostrar o seu show no Encontro de Delegacia da Mulher, no Hotel Blue Tree Park, evento ligado à Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Mais recentemente, o Toque de Salto representou o Brasil divulgando o samba, desta vez atendendo ao convite do Consulado-Geral do Brasil no Uruguai, realizando duas apresentações em Rivera e Tacuarembó, mostrando toda a alegria do samba só tocado por mulheres.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //