Cinema

Tintin Cineclube reinicia as atividades exibindo curtas

Filme Livre


14/04/2014



O Tintin Cineclube, graças a uma parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba, volta a promover regularmente suas exibições de curtas-metragens todas as quartas-feiras. As atividades retornam nesta quarta-feira (16) e passarão a acontecer, sempre às 19h30, no Cine Aruanda, localizado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes, no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

Para iniciar este novo ciclo, o Tintin Cineclube, estabeleceu uma parceria com a Mostra do Filme Livre, integrando o circuito itinerante “Cineclubes Livres 2014”. Através deste circuito, 33 cineclubes brasileiros terão a oportunidade de exibir sessões especiais da Mostra do Filme Livre em suas cidades. Em João Pessoa, o Tintin Cineclube fica responsável pelas exibições das mostras Mundo Livre, no dia 16.04, e Curtas Livres, no dia 23.04.

16.04 – Sessão Mundo Livre
79min | classificação indicativa: livre

Composta por 8 curtas-metragens, a Sessão Mundo Livre apresenta filmes feitos por brasileiros no exterior, ou que abordem temáticas estrangeiras.

Square Times, de Daniel Caetano [doc, 12’, 2013, RJ]
Na madrugada de uma sexta-feira, em pleno Times Square, Nova York, um grupo de pregadores do grupo religioso Black Hebrew Israelites, todos negros, envolve-se numa discussão sobre racismo com os espectadores passantes – eles também, em sua maioria, quase todos negros.

Estação Bahia, de André Michiles e Fábio Bardella [doc, 14’, 2012, SP]
Uma balsa atravessa a baía um trem rumo ao interior e o laço entre dois povos.

Turismo de Guerra, de Felipe Raphael Lopes Ivanicska [doc, 8’, 2013, MG]
Um intercâmbio em Israel é a oportunidade de dois amigos verem de perto os conflitos lá e no Egito. Um mês depois, já em casa, conversam tranquilamente sobre apartheid, revolução árabe e preconceitos enquanto reveem as imagens que fizeram.

Tango, de Louis Robin [doc, 6’, 2013, SP]
Tango é uma reflexão sobre uma pergunta: o que leva as pessoas as corridas de cavalos? Através de entrevistas, o filme tece um mosaico de opiniões sobre o tema.

Delírios de Françoise, de Lucas Pelegrino Bonalumi [doc, 15’, 2013, SP]
Enquanto um grupo de pintores trabalha do lado de fora, Françoise conta suas histórias de viagens na sala de seu apartamento.

Relatório Número 1, de Ricardo Mendonça [fic, 4’, 2013, RJ]
A nave do agente 3147 aterrissou na terra. O que segue é o seu relatório sobre a espécie dominante deste planeta.

Hoje, de Alessandra Colassanti [exp, 7’, 2010, RJ]

Animação em stop motion a partir de fotos de Alessandra Colasanti e arquivo de família. Neste curta-metragem experimental a artista estrutura poética do eu a partir da animação de 940 auto-retratos. São imagens da artista pelo mundo dentro de ambientes institucionalizados da arte, como galerias e museus, que se justapõem à narrativa em intertexto, em que fragmentos de seus diários se misturam a trechos de correspondências trocadas entre ela e seus pais. O curta expõe a experiência da artista enquanto espectadora, tributária e sintoma da História da Arte moderna-contemporânea – seus impasses, mitos e mistérios – em contigüidade ao seu universo íntimo e pessoal, desejos infantis, sonhos de adolescência, receios e assombros da vida adulta.

Vuvuzela’s Dream, de Felipe Kowalczuk [exp, 13’, 2013, BA]

A cidade de Espinho (Portugal) está prestes a ser inundada pelo mar e as pessoas devem deixar a cidade imediatamente. Uma linda jovem insiste em esperar até o último segundo por um rapaz por quem se apaixonou naquela semana, durante o festival de cinema da cidade.

23.04 – Sessão Curtas Livres
86min | classificação indicativa: 14 anos

Composta por 7 curtas-metragens, a Sessão Curtas Livres é uma seleção feita especialmente para o circuito Cineclubes Livres, destacando filmes que fujam do lugar comum narrativo, estético e/ou em seus modelos de produção, ressaltando o espírito original da Mostra do Filme Livre.

A Eleição É uma Festa, de Fábio Rogério [doc, 15’, 2013, SE]
Eleições municipais de 2012. Batman e Robin tentam uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju.

Relatório Número 1, de Ricardo Mendonça [fic, 4’, 2013, RJ]
A nave do agente 3147 aterrissou na terra. O que segue é o seu relatório sobre a espécie dominante deste planeta.

Malha, de Paulo Roberto [doc, 14’, 2013, PB]
A violenta materialização de um festejo popular, a malhação do Judas, no interior da Paraíba, onde os credos religiosos de um povo servem de pano de fundo para a entrega visceral ao escárnio profano.

Camila, Agora, de Adriel Nizer Silva [fic, 8’, 2013, PR]
Camila fez um filme para poder estar aqui.

No Interior da minha Mãe, de Lucas Sá [doc, 17’, 2013, MA]
Uma viagem para a cidade do interior da minha mãe.

Em Trânsito, de Marcelo Pedroso [exp, 18’, 2013, PE]
Elias, em trânsito.

Trans*Lúcidx, de Tamíris Spinelli [exp, 10’, 2013, PR]
Uma viagem para a cidade do interior da minha mãe.

Realização: Tintin Cineclube – Apoio: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Curso de Cinema e Audiovisual, Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), Cine Mais Cultura, Ministério da Cultura (MinC).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //