Paraíba

“Superlua” pode ser vista no Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco

Ciência


08/08/2014



A “Superlua” poderá ser vista no céu de João Pessoa neste domingo (10), a partir das 17h18, no Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita, no entanto, as observações vão depender das condições climáticas do dia. Caso o céu esteja nublado não ocorrerá visualização.

O professor de astronomia, Marcos Jerônimo, explicou que a lua vai aparecer bem maior que de costume. “Essa é a maior de todas as aproximações do nosso satélite natural durante o ano, estando à lua no perigeu, ou seja, no ponto mais distante da terra, às 14h50 e distando 356,896 quilômetros de nosso planeta”, acrescentou.

A Superlua acontece porque a órbita da lua, em torno da terra, não é totalmente circular e sim elíptica. Sendo assim, a distância entre o astro e a terra varia bastante, de forma que, ocorre um ponto mais distante, chamado de apogeu lunar e outro mais próximo chamado de perigeu lunar, onde a diferença é de 50 mil quilômetros.

Quando o perigeu lunar coincide com a Lua cheia (com céu limpo e sem nuvens ao nascer), a lua parece ser 14% maior e 30% mais brilhante do que pareceria no apogeu. É a Superlua, uma boa oportunidade para experimentos fotográficos noturnos de paisagens.

“A Superlua é um fenômeno astronômico informal e relativamente comum. Em média, acontece uma vez a cada 13 meses e em alguns anos pode ocorrer mais de uma vez. No ano passado tivemos três Superluas, onde a mais próxima ocorreu no mês de junho”, finalizou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //