Paraíba

Superintendente da Emlur pede ‘paciência’ a população e promete resolver problema da coleta de lixo na Capital até o final de semana

12/02/2020


Lucius Fabiani é superintendente da Emlur (Arquivo)

Por Redação / Portal WSCOM

O superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Lucius Fabiani, concedeu entrevista coletiva, nesta quarta-feira (12), para falar sobre a crise envolvendo a coleta de lixo em João Pessoa. Na oportunidade, o gestor pediu paciência a população, reconheceu que os bairros da Zona Sul da Capital são os que mais sofrem com o problema e afirmou que o serviço será normalizado até o próximo final de semana.

De acordo com Lucius Fabiani, a Emlur está em fase de transição após a troca da empresa de limpeza urbana que realizava o serviço de coleta na Capital há mais de 15 anos. “Foi feito um processo licitatório emergencial. Tem três novas empresas estão trabalhando, e isso foi feito de forma [contrato] emergencial e, em toda a emergência se requer um tempo para adaptação para instalação das empresas e operação”, explicou.

O contrato emergencial com as novas empresas foi assinado no último dia 5 e a operacionalização efetivamente teve início na segunda-feira (10). Além disso, o superintendente explicou que além da troca na coleta de lixo, a Prefeitura de João Pessoa realizou a atualização do projeto de limpeza urbana da cidade, o que retardou, ainda mais, a normalidade do serviço.

“A cidade que foi projetada em 2013 que foi a data da última licitação, ela é muito diferente da João Pessoa de 2020, a cidade cresceu, a cidade requalificou espaços urbanos, a cidade aumentou o número de praças, a cidade mudou o seu aspecto de mobilidade urbana, então tudo isso é levado em consideração no projeto de limpeza urbana. Então, entendemos o momento como necessário, e aproveitamos o período de mudança de empresa para realizar o novo projeto”, afirmou.

NOVO CALENDÁRIO

Lucius Fabiani ainda afirmou que o problema foi causado pela mudança no calendário de coleta domiciliar. As alterações no calendário de coleta ocorreram em parte dos bairros da Capital. Serão alterações no dia, ou turno em que a coleta é feita, ou ainda no dia e no turno. Em cerca de 40 bairros não haverá mudança. Três empresas e ainda equipes do quadro da Emlur farão a limpeza urbana da cidade.  CLIQUE AQUI para visualizar o novo calendário.

“As pessoas ainda estão tomando conhecimento da mudança do calendário, por isso que em alguns locais as pessoas estão colocando lixo nos dias que o carro não está mais passando, e isso tem gerado desconforto, mas, as pessoas vão começar a se adaptar e as empresas também precisam de adaptação, pois, estão trabalhando há quatro dias, disse o superintendente.

“Eu peço paciência, eu sei que é desconfortante, nós construímos nos últimos oito anos, e isso é um patrimônio dessa gestão, uma cultura de limpeza, uma cultura de cidade turística, fomos premiados com o Título de Capital Mais Limpa do Nordeste, a terceira cidade mais limpa do Brasil, o melhor índice de coleta seletiva do Brasil. Enfim, estamos trabalhando diuturnamente para resolver o problema”, complementou.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.